"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cabelos atrás do sofá decisivos para a PJ

A Polícia Judiciária (PJ) considera decisivos para o avanço na investigação do caso Madeleine resultados de exames ainda por terminar a importantes vestígios detectados no apartamento de onde se consumou o desaparecimento cabelos, presumivelmente da menina inglesa, que estavam por trás de um sofá do local de férias da família McCann. Enquanto isso, o casal de arguidos, além de, pelo menos, ocultação de cadáver, poderá ser ainda suspeito do ilícito de simulação de crime, por eventual encenação de rapto.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, a investigação deposita maiores expectativas nos exames aos vestígios capilares a decorrer no Laboratório de Birmingham, em Inglaterra, pelo facto de, a partir dessa amostra, ser possível extrair não só o perfil de ADN, mas também efectuar análises de toxicologia (ver saber mais). Estas últimas, no caso de o cabelo pertencer a Maddie, poderão demonstrar se a menina foi ou não sujeita a alguma sobredosagem de medicamentos, eventualmente na sequência da ingestão de sedativos para dormir.

O sítio onde foram encontrados os cabelos - por trás de um sofá do apartamento -, durante novas diligências de busca efectuadas no mês de Julho passado, é próximo do local onde os dois cães ingleses "springer spaniel" detectaram vestígios de sangue e odor a cadáver. Estes indícios, aliados a outros detectados na viatura Renault Scènic alugada pela família McCann vários dias depois do desaparecimento da menina e ao odor de morte encontrado em roupas da mãe e no peluche da criança, levaram a que Kate e Gerry passassem a ser vistos como suspeitos e motivaram interrogatórios em que foram constituídos arguidos.

Porém, até ao momento, a PJ apenas possui os resultados dos exames aos fluídos biológicos encontrados na mala do carro alugado, que demonstram uma coincidência de cerca de 80 por cento com o perfil de ADN de Maddie. Este resultado levanta, porém, a hipótese de o perfil genético detectado pertencer a alguém da família. Falta, no entanto, saber se este resultado é consequência de os demais 20% de marcadores de ADN coincidirem com o perfil de outra pessoa, ou se, por outro lado, não foram detectados pelo facto de a amostra estar degradada.

Outro revés da investigação é a circunstância de os resultados que chegaram até ao momento referentes a amostras de resíduos encontrados no apartamento terem sido inconclusivos. Razão pela qual a PJ aguarda pelo desfecho dos exames aos cabelos.

Fontes próximas da investigação contactadas pelo JN dão conta de que, além de ocultação de cadáver, Kate e Gerry McCann estão também indiciados do ilícito de simulação de crime, referente a uma eventual encenação de um sequestro ocorrido a 3 de Maio. Isto porque, até ao momento, são mais fortes os indícios que apontam para a morte da criança no apartamento do Ocean Club, na Praia da Luz, em comparação com as eventuais suspeitas que ainda possam existir de que alguém terá levado a criança ainda viva.

Este ilícito, previsto no artigo 366.º do Código Penal, estipula que "quem, sem o imputar a pessoa determinada, denunciar crime ou fizer criar suspeita da sua prática à autoridade comptente, sabendo que ele não se verificou, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias".

Certo é que, para a PJ, os pais da menina - que, recorde-se, quando interrogados a 6 e 7 de Setembro, recusaram responder a perguntas sobre indícios - não estão a contar tudo o que sabem. Razão pela qual a investigação irá avançar, através de cartas rogatórias enviadas para Inglaterra, no sentido de inquirir amigos e familiares dos McCann.

 

Fonte: JORNAL DE OTÍCIAS



Shape Yahoo! in your own image. Join our Network Research Panel today!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry