"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Moçambique pode vir a exportar ferro a partir de 2011

MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que Moçambique poderá vir a ser um exportador de ferro a partir da transformação das areias pesadas de Chibuto, afirmou sexta-feira em Maputo Víctor Damásio, responsável do projecto da Corridor Sands para a região de Maputo.

De acordo com Damásio, o processamento de ilmenite, um subproduto das areias pesadas, em Beluluane, surge como uma boa oportunidade, atendendo ao conjunto de infra-estruturas já existentes na área. "A BHP Billiton é accionista maioritário não só da Mozal, mas também da Corridor Sands, dona deste projecto. Se montarmos a fábrica adjacente à Mozal, poderemos obter sinergias com uma indústria que já está bem estabelecida na área e daí angariar os benefícios que eles já construíram nos últimos cinco anos", disse Víctor Damásio.

Basicamente, serão instalados em Beluluane dois fornos e o produto da fundição será em forma de ferro fundido de elevada pureza, que será exportado em forma de lingotes, sendo produzidas 134.798 toneladas de ferro por ano. Na área de Beluluane (na imagem a direita), de acordo com Damásio, vai-se proceder à fundição do concentrado de ilmenite que virá da mina de Chibuto e que se obtém depois da separação dos vários subprodutos das areias pesadas. A fundição, que criará 250 postos de trabalho na fase de laboração, deverá entar em funcionamento em 2011 indo a sua construção iniciar-se em finais de 2008.

Fonte: Macauhub/M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry