"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Investimento e comércio são reduzidos entre Portugal e países de língua portuguesa


O MIRADOURO pode revelar que o investimento e comércio entre Portugal e os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste aumentaram em 2006, sobretudo com Angola e Cabo Verde, mas continuam a ser uma parte pequena dos totais portugueses, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com o relatório Evolução das Economias dos PALOP e de Timor Leste, terça-feira divulgado em Lisboa pelo Banco de Portugal, o investimento directo de Portugal no conjunto de países aumentou 34 por cento no ano passado para 418,26 milhões de euros, "continuando a tendência ascendente dos anos anteriores".

Angola foi destino de quase 80 por cento deste total, mas até perdeu peso em relação ao registado em 2005, sobretudo para Cabo Verde, que passou a ser destino de 14,3 por cento do investimento.

Moçambique, "continuando a trajectória de descida iniciada em 2002", passou a representar apenas 6,6 por cento do total investido, enquanto que os outros países "denotam valores bastante mais baixos, representanto no seu conjunto apenas 0,2 por cento do total", afirma o Banco de Portugal.

Em termos sectoriais, as maiores fatias do investimento português no espaço de língua portuguesa foram as de actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas (41 por cento), actividades financeiras (29 por cento) e construção (21 por cento).

Em sentido inverso, o investimento em Portugal dos sete países ascendeu a 14,5 milhões de euros, tendo a quase totalidade (95,8 por cento) origem em Angola..

Também nas relações comerciais se registou uma subida no ano passado, mas estas "mantêm um peso bastante reduzido no total do comércio externo português".

As exportações portuguesas para os sete países em causa subiram 43,8 por cento no ano passado, para 1.526,2 milhões de euros, mantendo a tendência dos anos anteriores, enquanto as importações daquele espaço cresceram 38,2 por cento, para 91,6 milhões, repetindo "o comportamento positivo" do ano passado, afirma o Banco de Portugal.

As subidas sustentaram-se nas trocas com Angola (mais 406 milhões de euros nas exportações e 27,6 milhões nas importações).

O saldo da balança comercial portuguesa com os sete países cresceu 44,2 por cento no ano passado, para 1.434,7 milhões de euros, e a taxa de cobertura das importações pelas exportações também voltou a subir. 



Boardwalk for $500? In 2007? Ha!
Play Monopoly Here and Now (it's updated for today's economy) at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry