"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Transporte de obuses da Catembe para Boane: Perigo eminente na baía de Maputo

O TRANSPORTE de material militar obsoleto via marítima, do município da Catembe para o campo de destruição, no distrito de Boane, passando pelo centro da cidade de Maputo, pode terminar em tragédia. O facto é que o armamento bélico está sendo transportado no mesmo "ferry-boat" que leva consigo centenas de passageiros, pondo em perigo as suas vidas e não só, isto se se considerar que por qualquer motivo ele possa explodir, causando danos incalculáveis.

O MIRADOUR(O)NLINE pode perceber que iniciado há algumas semanas, o processo está ferido de graves irregularidades, uma vez que os carros das Forças Armadas de Moçambique (FADM), cumprem os horários normais, misturando-se com milhares de pessoas civis, que cruzam as pontes de Maputo e Catembe. Aliás, ontem, por causa do calor intenso que se fez sentir, muitas foram as pessoas que se viram obrigadas a deslocar-se de "ferry-boat" de um lado para o outro, juntamente com os camiões militares carregados de armamento obsoleto, a caminho da destruição. Era movimento típico aos fins-de-semana por causa dos banhistas.

Falando à nossa Reportagem, alguns utentes do "ferry-boat" não esconderam o seu medo e desagrado, lamentando não ter outra alternativa para se deslocarem, a não ser usar a mesma embarcação. No acto de transporte, algumas pessoas chegaram a esconder-se por detrás de tudo que julgavam ser seguro, isto para o caso de qualquer eventualidade, mesmo sabendo que o impacto com que já nos habituamos destes obuses quando explodem é devastador.

Entretanto, um dos responsáveis militar que comandava as operações de transporte do material de Catembe para Boane, via cidade de Maputo, disse que a operação iniciou há duas semanas, onde está a ser recolhido tudo que se afigure cansado no quartel da Catembe para a sua destruição. Não nos foi possível ouvir a posição do Ministério da Defesa quanto a este assunto, uma vez que o seu porta-voz, Joaquim Mataruca, estava com o telemóvel incomunicável.

PS: O PR, Armando Guebuza, tem a obrigacao constitucional de velar na seguranca e bem-estar dos mozambicanos. O que se pode perceber e' que ele nao olha nada disso e continua a manter o seu incompetente cunhado a frente do Ministerio da Defesa Nacional. Porque tanta arrogancia? Desculpa, mas nisto os mocambicanos nao lhe vao perdoar mesmo depois de deixares de ser PR. Esta' em frente dum governo perdula'rio que se vira apenas para o dinheiro facil.

Fonte: NOTÍCIAS/ M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

2 comentários:

  1. Olá dede,
    Muito obrigado pela visita e comentários que tem dado no blogue e forca com este este blogue. Assim contribuimos para o país com o pouco que podemos.

    Sempre contactável pelo

    askwaria@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela forc;a que me da' isto prova que temos que avanc;ar mesmo, sobretudo no's que sentindo na flor da pele o transe da nacao. Mozambique tende sem melhor para todos, nao ao imperio de Gaza sob outras formas nem de qualquer outra forma de descriminacao do cidade. Vamo-nos armar destas armas ate' que o poder do dia nao possa mais. Eles estao desesperados que ate' passam a vergonha de cancelar as eleicoes porque o prior seria que os cidadaos iriam expressar sua furia, negando-os o voto. Tasse-bem.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry