"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Quase 1 ano depois dos morteiros do cunhado do PR detonarem estragos e cicatrizes por reparar

«Hospital Psiquiátrico de Infulene»

Reabilitação sem data

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que as obras de reabilitação completa do Hospital Psiquiátrico de Influente, atingido pelos projécteis das explosões do paiol militar de Mahlazine na fatídica tarde de 22 de Março do corrente ano, continuam sem datas previstas para a sua conclusão. As marcas criadas pelos obuses no local são notáveis à vista desarmada. Entretanto a Direcção daquela que é uma das duas unidades hospitalares do género de que Moçambique dispõe, quando contactada pelo «Canal de Moçambique» não soube dizer claramente o que está a constituir entrave para a reabilitação total do hospital.
"Apenas as portas e alguns vidros destruídos foram repostos, sendo que o resto contínua tal como os obuses deixaram. Uma parte da enfermaria, incluindo o bloco administrativo destruído, continua na mesma mas a qualquer momento poderá haver uma intervenção", disse Inácio Mondlane sem adiantar nenhum horizonte temporal.
Não são poucas as instituições sociais no País que parecem ter sido votadas ao abandono pelo facto de a reabilitação das mesmas passar ao lado das preocupações de quem ao nível do Estado se supõe dever andar preocupado com isso. Dentro desta óptica quisemos saber de Inácio Mondlane daqui a quanto tempo se pode esperar a reabilitação daquela unidade de saúde mental do Infulene. A fonte foi evasiva quando lhe colocámos a hipótese daqueilo ficar assim por mais longos anos na esteira da indiferença a que as instituições governamentais ultimamente vem manifestando relativamente a quase tudo que tem o timbre do Estado. "Isso não pode acontecer. Isto é do Governo e ele não pode estar interessado em deixar o seu hospital degradar-se", disse Mondlane com ar de quem está preocupado com a reabilitação.
Mas a dado passo da sua alocução, a mesma fonte referiu que o que está a constituir realmente preocupação do Governo neste momento "é a reabilitação das casas destruídas pelas explosões".
"Depois disso quero acreditar que as atenções estarão viradas ao hospital", precisou.
A terminar a nossa fonte preferiu dar mão a palmatória e admitir que o Gabinete de Reconstrução mesmo nos locais onde está a desenvolver os trabalhos é alvo de várias criticas por parte das vítimas que continuam a aguardar pela reposição dos seus patrimónios destruídos. "É preciso termos em mente que as calamidades são imprevisíveis. Por isso quando elas chegam encontram-nos desprevenidos, mas eu de forma particular acredito que tudo voltará ao normal", concluiu a nossa fonte.


(Jorge Matavel e Leia Chingubo)


*Isto nao sera' sabotagem ao bom trabalho de Ivo Garido. Modesta a parte este Ministro sozinho, pelos vistos o mehor entre os governantes, pouco pode fazer sem que sectores que deviam dar andamento do processo da reabilitacao celere. Pouca vergonha devia ter o cunhado do Presidente da Republica que so' olha na sua imagem (e se olhasse!) e nada de outros sectores. Mobiliza suas forc;as para tratar do Hospital que os seus morteiros destruiram!

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE/ M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry