"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Mo Ibrahim: Chissano reitera dedicatória do prémio aos moçambicanos [mas ao mesmo tempo diz que nao oferece a ninguem]

O ANTIGO presidente da República, Joaquim Alberto Chissano, reiterou ontem em Maputo, a dedicatória do Prémio Mo Ibrahim, conquistado semana passada em Londres, a todo o povo moçambicano, mas tornou claro que não o distribuirá conquanto, caberia a cada um centavos, não dando para o desenvolvimento de qualquer actividade.

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que no seu regresso do Uganda, em missão das Nações Unidas, Joaquim Chissano salientou que o prémio, no valor de 5 milhões de dólares será aplicado em actividades de desenvolvimento.

Lembrou que através da sua fundação, a Fundação Joaquim Chissano dá emprego a muitos moçambicanos a quem paga salários, contribuindo por essa via para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

O ex-chefe do Estado considerou os cinco milhões de dólares ganhos em recompensa da sua boa governação, como uma semente que é preciso plantá-la para a partir daí ganhar a reprodução.

"A melhor maneira de partilhar o prémio com os moçambicanos é canalizá-lo para actividades de desenvolvimento. Vou tentar fazer o melhor para que o dinheiro se multiplique", frisou.

A uma pergunta sobre as declarações de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, segundo as quais a conquista do prémio deve-se também a ele, o ex-presidente da República reconheceu ter trabalhado com este na busca da paz para o país, mas vincou que o prémio não lhe foi atribuido pelos acordos de Roma.

"Se se deve a ele, ele também é parte do povo moçambicano a quem dedico este prémio", salientou o antigo estadista moçambicano.

Referindo-se à sua missão no Uganda, Joaquim Chissano disse que ao que tudo indica, o processo de pacificação está no bom caminho.

Neste momento há tréguas entre as forças governamentais e o Exército de Salvação do Senhor, tréguas essas que não significam o fim das hostilidades, pois as partes continuam de armas em punho, podendo disparar caso as conversações fracassem

PS: Seria de admirar ver Chissano abrir a possibilidade de redistribuir o dinheiro do premio muito menos dar ao seu compatriota Dlhakama a quem deve profundamente os bons servic;os pela Paz nao so' em Roma como tambem no terreno. Esquece Chissano que a guerra estava a 5minutos da sua presidencia se quando viu compelido a ir a Roma para fumar o cachimbo da Paz. Eu penso que a sociedade mozambicana deve reconhecer e agradecer a acc;ao de Dlhakama pela cessacao das ostilidades de ambas as partes.

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry