"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Quando o ser "mulher" e ser do "sul" fizerem parte dos TOR para se ser dirigente em Maputo - o pior ainda pode vir

Província de Maputo
Desorganização do governo enfraquece esforço de agricultores
— reconhece directora provincial da agricultura, Setina Beatriz Titosse, em entrevista ao «Canal de Moçambique»

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que"mais de 100 mil pessoas precisam de assistência alimentar na província de Maputo, e prevê-se que para a próxima campanha agrícola esses números venham a aumentar devido a seca que se prevê que venha assolar a região sul do país nos próximos meses", disse ao «Canal de Moçambique» a governadora da Província de Maputo, Telmina Perreira, que falava à margem das celebrações do Dia Mundial de Alimentação, celebrado há dias com cerimónias centrais a 16 de Outubro corrente, no distrito de Magude, província de Maputo.

Na esteira das declarações da Telmina Perreira, o «Canal de Moçambique» procurou ouvir a directora provincial da agricultura da província de Maputo para se inteirar do que realmente se está a se passar, visto que enquanto se diz que a população precisa de assistência alimentar, parte dos agricultores da província reclamam por espaço para a comercialização dos seus produtos.
Os agricultores da província de Maputo reclamam que os seus produtos estão a apodrecer nas machambas, por não haver quem os compre, e simultaneamente aparecem-nos o políticos a dizer que "mais de 100 mil pessoas necessitam de uma assistência alimentar", na mesma província.

Os que vivem nas zonas urbanas da mesma província vivem quase que exclusivamente de produtos importados da vizinha África de Sul: batata, cenoura, cebola, alho, óleo alimentar, ovos, entre outros que os agricultores reclamam estarem a apodrecer nas machambas, sem compradores. Um paradoxo por explicar. Setina Beatriz disse ao «Canal de Moçambique» que "isso acontece devido a falta de coordenação no seio do governo provincial de Maputo".
"Penso que isso acontece porque nós (da agricultura) ainda não sentámos para coordenar com a direcção da Indústria e Comércio para procurarmos espaço para a comercialização dos produtos dos agricultores. De facto há desaproveitamento dos produtos produzidos na província", reconheceu Setina Beatriz Titosse falando ao «Canal de Moçambique».

Outro aspecto que a nossa entrevistada apontou como factor da escassez alimentar na província "é o desconhecimento das técnicas de conservação dos produtos agrícolas pela parte dos agricultores", o que faz com que, segundo a directora Setina Titosse, "os produtos conseguidos numa campanha agrícola não resistam até à colheita da outra campanha, levando muitas das vezes os agricultores a sofrer de fome durante muito tempo, depois de durante pouco tempo terem uma abundância enorme". Para Solucionar estes problema que vem assolando os agricultores da província de Maputo desde há muito, a directora da agricultura prometeu que "futuramente" irá "reunir com a Direcção da Indústria e Comércio da Província de Maputo, para buscar espaço para a comercialização dos produtos dos agricultores da província de Maputo". Titosse acredita que "a comercialização dos produtos pode aliviar os agricultores da província, uma vez que tendo dinheiro, estes podem adquirir outros bens que lhes falta, incluindo produtos agrícolas que eles não produzem".

Setina Titosse disse também ao «Canal de Moçambique» que "se os agricultores não podem conservar os produtos durante muito tempo porque se estragam, tendo-os comercializado já podem conservar dinheiro". "Não seria a mesma coisa que produzir e depois ver quase tudo a se estragar", referiu a nossa interlocutora em tom de esclarecimento, mas tarde a que essas boas ideias sejam implementadas. Já a directora da Indústria Comércio e Turismo, da mesma província, garantiu ao «Canal de Moçambique» que "irá incentivar os mukeristas da província de Maputo, a optar por comprar produtos cultivados na província de Maputo para a posterior revenda". No entanto essa mesma óptima intenção tarde em ser prática. "Neste momento ainda nada está-se a fazer" confirma. E refere que ainda "não reuniu" com a direcção da agricultura para abordar esta situação e porem ambos em práticas as tais boas ideias.

Esta confirmada "descoordenação dos sectores" governamentais no executivo liderado por Telmina Perreira, vem confirmar de certa forma a desorganização mais geral no governo moçambicano no seu todo, que vem sendo denunciado por várias entidades nacionais e estrangeiras constituintes da sociedade moçambicana. Essa descoordenação tem sido vista como fruto do facto dos governantes estarem simultaneamente ligados a actividades privadas, relegando as suas obrigações como gestores públicos para planos secundários enquanto usam e abusam dos recursos e meios públicos imputando ao Estado os custos das suas actividades privadas.
A título ilustrativo, no mesmo dia em que se celebrou o Dia Mundial de Alimentação, a ROSA, Rede de Organizações para a Soberania Alimentar, chamou o governo moçambicano à consciência para a situação da fome que se está a viver no país e de que são vítimas largos sectores de populações desfavorecidas.
Segundo a representante da ROSA em Moçambique, Saquina Mucavel tal sofrimento "deve-se à má aplicação das políticas definidas pelo Governo Moçambicano para o combate à pobreza e à fome".

(Borges Nhamirre)

*Acentuamos o artgo com este titulo com vista a fazer ver que e' errado promover pessoas por base do genero ou tribo a que pertencem sob pena de nao conseguirmos reconhecer o me'rito que encontramos nelas. Nao pretendo dizer que as senhoras nao dever ser dirigentes, mas o mais importante e' que elas devem ter accesso ao poder, ao emprego, a tudo em pe' de igualdade dos homens. Ora, o que esta' acontecer em Maputo parece pender para outra direccao, olhando apenas no 'sexo fraco' e se fala o 'ali kaiwa'. Vamos promover a cultura local, mas acima de tudo a Moc;ambicanidade e o merito!
Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry