"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Guebuza oficializou areia em Moma mas olhou pouco no impacto ambiental deste projecto*

"Os nossos antepassados já estão satisfeitos. As coisas vão correr bem. Muito obrigado" – Armando Guebuza, dirigindo-se ao régulos locais na cerimónia do «ku-palha»

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que já em curso há alguns anos, a «Kenmare», pela mão de chefe de Estado, Armando Guebuza, oficializou na última sexta-feira o lançamento do projecto das areias pesadas de Moma.
A Kenmare, uma empresa Irlandesa de capitais privados e cotada nas bolsas de valores de Londres realizou um sonho que existia há 20 anos em Moçambique. Segundo foi-nos dado a conhecer, a Kenmare começou a prospecção e exploração dos potenciais depósitos de areias pesadas, contendo minerais de titânio, em Congolene, a norte de Angoche, na província de Nampula, em 1987. O depósito de Moma seria descoberto nove anos depois, em 1996. É referido como o depósito de Moma, porque o mesmo está localizado no distrito com o mesmo nome, embora se situe de facto na localidade de Topuito, a cerca de 80 quilómetros por estrada para norte da vila sede.
500 milhões de dólares americanos é quanto a Kenmare investiu e de acordo com os accionistas "6% por cento da produção mundial dos minérios serão extraídos em Moma". No processo de extracção das chamadas "areias pesadas" de Moma, são extraidos três produtos, nomeadamente Ilmenite, Zircão e Rutilo.
A Kenmare prevê produzir anualmente 800..000 toneladas de Ilmenite, 56.000 de Zircão e 21.000 de Rutilo.
Calcula-se que o projecto vá consumir aproximadamente 22.400 metros cúbicos de diesel por ano. O diesel deverá ser transportado por um navio a atracar no porto construído especialmente para os efeitos de importação e exportação de mercadorias. Trabalham no projecto cerca de 400 técnicos e perto de dois mil operários

* De nada serve o discusso de Guebuza nas NU em Nova York sobre as mudanc;as clima'ticas, se projectos desta magnitude explicam pouco sobre como vao cuidar do meio ambiente. Na sua comitiva 'a Nampula devia constar o Ministro do Ambiente e da Saude para lhe assessorarem sobre o impacto do projecto. Assim, os momenses podiam ser informados sobre os beneficios e riscos..

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry