"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Biodisel será realidade até Dezembro próximo


O MIRADOURO pode revelar que até final do ano, a Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras espera colocar à disposição do país o biodisel. Neste momento, estão a ser cultivadas microalgas que têm a capacidade de acumular energia em forma de óleos.

Conforme explicou Valentina Vassele, investigadora e responsável pelo projecto de biodisel, existem tanques de cultivo em exploração. Uma vez extraído o óleo, faz-se a devida reacção com o álcool, do qual se espera resultar em biodisel que só estará pronto em Dezembro próximo. Por enquanto, as investigações estão no bom caminho, mas ainda não se encontrou o produto final.
"Uma vez que já produzimos o óleo, um componente importante para se chegar ao biodisel, o nosso empenho redobra a cada dia que passa. Para produzir o biodisel ainda se precisa de encontrar métodos de purificar o óleo. Falta também o solvente, visto que o que existe é deluente sintético que se adquire no mercado local" – disse Vassele.
Acrescentou que dizendo que a quantidade de óleo obtida neste momento é de trinta porcento de toda a matéria sólida colhida das algas, quantidades que variam dependendo do deluente usado e das condições de crescimento das microalgas, uma vez que o seu cultivo é feito ao ar livre.
Hélio Filimone

 Fonte: NOTÍCIAS /M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

 

 

 



Boardwalk for $500? In 2007? Ha!
Play Monopoly Here and Now (it's updated for today's economy) at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry