"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 28 de outubro de 2007

CONVERSA NACIONAL

- urgente para olhar nas eleições, constitucionalidade e governo.

A cena politica da semana que ora termina foi dominada por três assuntos da lead, se os leitores estão bem recordados. O primeiro, prende-se com o facto de ter se experimentado um ambiente de convulsão na maior presidiária de Moçambique, a BO. Atinente ao assunto foi a revelação da LDH, dirigida pela Sra. Alice Mabote que cerca de 60 pessoas foram sumariamente eliminadas, ou seja, mortas quer por forças antimotim, a FIR quer pela PRM vulgo "cinzentinhos". Estas situações foram apontadas como sendo preocupantes e alguns comentaristas políticos da praça assinalam que estes actos fazem regredir os ganhos já conquistas democráticas na legislatura "chissaneana" que era de tentar reduzir mortes gratuitas e extrajudiciárias.


O outro assunto que, se dúvida, mereceu destaque nesta semana foi precisamente a questão dos pronunciamentos sobre que a Frelimo pode ser um bando de "criminosos" pelo Deputado da AR pela bancada da Renamo - União Eleitoral ter, aparentemente, ditado que o seus filho que estuda na Comercial - Industrial de Nampula ter sido molestado e enxovalhado por uma forca conjunta da FIR e PRM sob conivência de guardas do lar. Estes fizeram-se ao lar armados ate' aos dentes perguntando "onde esta' Samora, digo, se aquele a quem encontrassem fosse filho de Boavida onde está?


Bastou a anuência do rapaz, para logo de seguida ser regado pelas cacetadas por corpo todo e levado aos calabouços com hematomas sem precedentes, conforme as imagens tristes que se podem conferir no blogue 'Meu ser Original', editado a partir de Maputo e confirmadas pelas autoridades de saúde. Agora, nos resta saber se o poder do dia chamou os agentes da PIR e PRM ao juízo. Resta saber se um rapaz que só peca por ser filho de um deputado vai recuperar a ponto de ter um bom desempenha escolar este ano. Resta ainda saber se o Ministério da Educação apesar do seu silêncio comprometedor tem em marcha algum programa de apoio ao rapaz. Porque bem vistas a coisas ele precisa de aconselhamento e orientação para evitar traumas resultantes deste chocante caso se mostram urgentes que nunca. Vamos exigir que estas autoridades reparem estes erros.

Não muito longe das acções dos 'foras-da-lei', são as eleições províncias. Este foi assunto que fez notícia. Aliás, O Jornal Noticias de Maputo reportou fazendo cobertura de quantos anda o processo de recenseamento precisamente o caso de Nampula, onde os "bosses do software eleitoral" visitaram constataram problemas de toda ordem; desde a indisponibilidade de recursos aos problemas organizacionais básicos, manchando o processo já de si controverso. Pode-se ainda dizer que um pouco por todo o país se registam problemas que ameaçam a validade deste escrutínio. Comentei há dias que percebo muito pouco de gestão de processo eleitorais. Mas na minha curta visão, acho que os quatro pontos de Renamo sobre estas deviam ser apreciados e respondidos pelos adversários políticos, pois não devemos caminhar para uma outra cabala eleitoral que só vai criar um favoritismo a Frelimo.

O PR, Armando Guebuza, parece estar em frente no escangalhamento dos ganhos da anterior legislatura de equidistância e secularidade que caracteriza a nossa constituição ao permitir que religiosos venham lhe pedir para adiar eleições. Note que não estou contra sugestões de religiosos ou de quem quer que seja. Mas ele deve ser Presidente de Moçambique quando toma decisão sobre um assunto de interesse nacional. Na verdade porém, a oposição é quem está a cogitar neste momento, com responsabilidades de colocar a visão do povo, com uma compaixão a pátria, pois veio a publico colocar os quatro pontos certos para a viabilização deste problema.


Quero ainda frisar que ja la' vão horas senão dias que só sentimos o ar passar e nada ouvimos da ponta vermelha [a Frelimo] apenas uma voz dissonante do sr Macuacua, o Chefe da Mobilização e Propaganda, ao falar de "sede própria" para discussão dum assunto sério como este, num aparente alerta de medo e falacioso ao discurso directo e claro do Presidente da Resistência Nacional de Moçambique.


Há, outrossim, uma amnésia e espírito de vassalagem colectivas aos mesmos princípios anacrónicos sob o envolto de chavões bem conhecidos para desviar a atenção dos menos atentos que a Frelimo apostou seguir, que levam a que Macuácua fale de sedes próprias, ao invés de ouvir a voz da razão e sentar-se para a uma Conversa Nacional que o Presidente da Renamo pediu ao senhor Guebuza, PR. Esta Conversa Nacional com ou sem a Frelimo está tomar corpo pelos pontos já avançados pelo líder da oposição e na sociedade em geral. Tenho pena que a Frelimo esteja ausente dele. Conversa nacional não se pode cingir ou resumir as paredes do antigo cinema São-Miguel [AR] onde a Frelimo sabe que vai usar sua ditadura de voto para inviabilizar um assunto que toca a cada um de nós. Repito, esta Conversa Nacional não inclui apenas a Frelimo e a Renamo mas sim todos.


Aliando-se ao acima dito, esta a questão de que o governo é um governo fraco, perdulário por assim dizer e a viver momentos de estagnação sem igual que não se calibra aos avanços na actividade governativa que se impoem. Para ja', há nepotismo na escolha dos ocupantes dos cargos públicos e ministeriais sem que Guebuza apostou na indicação de indivíduos da sua própria família e amigos (casos do Ministro da defesa, da autoridade Nacional, da acção social. Nos CFM, da Açucareira de Xinavane e do recente recrutamento da filha do Governador do Banco para lugar de Investigadora no Banco Emissor corporizam este manto na grande avalancha delapidadora da coisa publica) e clientelismo que se caracteriza no alistamento de pessoas nos locais de trabalho para ver se são ou não membros do partido Frelimo bem desmascarada pela imprensa.


O prior que se verifica, se ficarem atento, é falta de compreensão de cultura de estado ou seja como um estado e governo funcionam. Vai daí que foi a extinta Autoridade Nacional de Função Publica que em seu lugar nasceu um ministério numa aparente 'fuga para frente' do chefe do estado para evitar o acórdão do Conselho Constitucional quanto a inconstitucionalidade daquela autoridade. As recentes mexidas nas direcções dos governos provinciais são sintomáticas de que as coisas não andam bem [deixa-andar] e há uma tentativa, preocupante e tardia, de Guebuza corrigir a crescente paralisia que afecta o seu executivo aos altos níveis. Uma Conversa Nacional olhará, entre outros assuntos, este último que penso que o Presidente da Resistência teve o mérito de pedir.


PS: Quero prestar a minha homenagem a Sra. Ivone Soares do Blogue 'Meu Ser Original' por ter trazido ao foro público esta questão do rapaz que foi vitima dos agentes das PRM e FIR do regime do dia.

Dede Moquivalaka

M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII


________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry