"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 20 de outubro de 2007

Dois detidos por venda ilegal de armas retiradas de antiga base da RENAMO

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que dois moçambicanos estão detidos no distrito de Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, por tentarem vender material bélico, incluindo um obus de morteiro 80, presumivelmente retirado da antiga base da RENAMO, em Maríngué. Ao serem detidos, os homens tinham em seu poder uma metralhadora, um obus de morteiro 80 e uma granada, material que as autoridades locais acham que terá sido retirado da antiga base da RENAMO de Maringué, em Sofala.

Embora a guerra civil tenha terminado em 1992, com a assinatura em Roma dos Acordos de Paz, entre a FRELIMO (partido no poder) e a RENAMO (principal força da oposição), este último partido ainda mantém uma centena de ex-guerrilheiros armados em Maringué, considerados guarda pessoal do líder da formação política, Afonso Dhlakama. O comandante distrital da polícia em Maringué, Inácio Cipriano, acusou os antigos guerrilheiros da RENAMO estacionados em Maringué de fornecerem armas de fogo a camponeses para a posterior venda a associações criminosas.

Esta informação, disse, levou a polícia local a lançar uma operação que envolveu a utilização de agentes à paisana na compra do referido material. Assim, foi possível deter os dois vendedores que aguardam a tramitação legal dos seus processos, enquanto prosseguem as investigações para identificar os fornecedores e a proveniência das armas. As autoridades policiais moçambicanas acreditam que compradores deste armamento praticam frequentemente acções criminosas nas cidades de Maputo, Inhambane (sul), Beira (centro) e Nampula (norte). Dados divulgados na última quarta-feira pelo ministro do Interior de Moçambique, José Pacheco, indicam que as autoridades policiais moçambicanas destruíram mais de três mil armas de fogo, desmantelando, só no primeiro semestre do corrente ano, 14 esconderijos de armas de fogo e outro material bélico no país.
_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry