"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Diálogo só em sede própria – segundo Edson Macuácua, do partido no poder

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que para a Frelimo, qualquer que seja o diálogo conducente a uma revisão pontual da Constituição da República, para acomodar o adiamento das primeiras eleições para as Assembleias Provinciais previstas para 16 de Janeiro do próximo ano, só poderá ocorrer "em sede própria", ou seja, no Parlamento. Esta a posição expressa pelo seu porta-voz, Edson Macuácua, em reacção à posição ontem tornada pública pela Renamo, que exige negociações directas com o partido no poder para alterar a lei fundamental do país.
Em declarações ao "Notícias", Edson Macuácua, que é o Secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda, explicou que "há uma tentativa de fuga para frente por parte da Renamo, que quer se furtar das suas responsabilidades. Esta é uma manobra de diversão, uma manobra dilatória, que denota uma típica irresponsabilidade política".
Primeiro, o diálogo político deve ter cultura em sede própria, neste caso na Assembleia da República. Segundo, devemos ter cutura de Estado, respeitar as atribuições e competências que a Constituição da República e a lei conferem aos órgãos do Estado, neste caso particular à Assembleia da República, e, terceiro, não cabe à Frelimo orientar a Renamo para que ela tome a posição correcta, frisou.
O porta-voz do partido maioritário esclareceu também que a Frelimo já fez a sua parte, reuniu-se em sede da Comissão Política, analisou a situação, deliberou e instruiu a sua bancada parlamentar para que nos termos da lei propusesse a revisão pontual da Constituição da República.
Edson Macuácua entende que o que a Renamo devia fazer é reunir-se como partido e tomar a decisão sobre a matéria e ser a própria liderança a orientar a sua bancada.
Ajuntou que a Renamo não se deve eximir de orientar politicamente a sua bancada e que nem deveria esperar por uma negociação partidária com a Frelimo para que ela própria tome as suas decisões.
Nós esperamos que a Renamo tenha internamente órgãos capazes de reunir e deliberar sobre a matéria e instruir a sua própria bancada. Nós apelamos para que o espírito de bom senso prevaleça para que a Renamo se concilie com a voz do povo que é a voz da razão.

Fonte: NOTÍCIAS/ M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry