"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Consultorias privadas estão a lesar a UEM - segundo Reitor Filipe Couto, que toma medidas correctivas

O MIRADOURO pode revelar que  o uso abusivo dos meios da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) por parte de alguns docentes e quadros superiores para trabalhos de consultoria privada e com elevados ganhos levou a que o Reitor Filipe Couto se insurgisse e ordenasse um trabalho cerrado de identificação dos promotores, com vista à tomada de medidas correctivas. Muitos deles ocupam-se pouco das suas funções dentro da maior e mais antiga instituição de ensino superior no país, transferindo grande parte do seu saber para trabalhos de consultoria, usando instalações e equipamento da UEM.

 

 

Falando ao "Notícias", Filipe Couto explicou que, para além de constituir infracção, a atitude está a criar um mau-estar no seio dos quadros, uma vez que uns acabam realizando o trabalho dos outros, que se vão tornando em verdadeiros consultores, enqriquecendo com o sacrifício dos colegas. Igualmente, segundo ele, alguns ficam menos tempo do que o previsto dentro da UEM, porque têm quatro, cinco ou mais compromissos com outras instituições.  

Dentre os meios usados abusivamente, o nosso interlocutor indicou os gabinetes, computadores, telefones, faxes, viaturas, energia e até trabalhos de investigação produzidos por estudantes ou assistentes.

Mostrou-se insatisfeito com o facto de alguns directores e chefes de departamentos estarem a par de algumas irregularidades, mas nada fazerem para as corrigir, facto que se traduz na delapidação dos bens do Estado. Para ele, os meios, entre os quais dinheiro que a instituição produz e recebe como donativo, só lograrão os efeitos desejados quando este tipo de pensamento mudar, passando todos os responsáveis a trabalhar e corresponder à confiança que neles foi depositada.

Num outro desenvolvimento, explicou que, embora seja uma medida que não agrada a muitos, desde já todas as viagens para fora do país, sobretudo Europa e América, devem ser bem fundamentadas. Segundo ele, só serão autorizadas aquelas que se mostrarem produtivas, em termos de resultados práticos, para a vida da UEM.

"Não basta viajar. Deve-se explicar o porquê da viagem. Que resultados práticos ganharemos com isso? Que relevâmcia tem um quadro viajar para o Japão, em detrimento da Tanzania, país com quem partilhamos o mesmo lago (Niassa), com os mesmos problemas? É preciso justificar as razões pelas quais declina realizar trabalhos de investigação que possam ajudar os camponeses de Cuamba a melhorar a produção agrícola e no lugar disso viajar para a Inglaterra", disse.  

  

Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry