Falando ao "Notícias", Filipe Couto explicou que, para além de constituir infracção, a atitude está a criar um mau-estar no seio dos quadros, uma vez que uns acabam realizando o trabalho dos outros, que se vão tornando em verdadeiros consultores, enqriquecendo com o sacrifício dos colegas. Igualmente, segundo ele, alguns ficam menos tempo do que o previsto dentro da UEM, porque têm quatro, cinco ou mais compromissos com outras instituições.
Dentre os meios usados abusivamente, o nosso interlocutor indicou os gabinetes, computadores, telefones, faxes, viaturas, energia e até trabalhos de investigação produzidos por estudantes ou assistentes.
Mostrou-se insatisfeito com o facto de alguns directores e chefes de departamentos estarem a par de algumas irregularidades, mas nada fazerem para as corrigir, facto que se traduz na delapidação dos bens do Estado. Para ele, os meios, entre os quais dinheiro que a instituição produz e recebe como donativo, só lograrão os efeitos desejados quando este tipo de pensamento mudar, passando todos os responsáveis a trabalhar e corresponder à confiança que neles foi depositada.
Num outro desenvolvimento, explicou que, embora seja uma medida que não agrada a muitos, desde já todas as viagens para fora do país, sobretudo Europa e América, devem ser bem fundamentadas. Segundo ele, só serão autorizadas aquelas que se mostrarem produtivas, em termos de resultados práticos, para a vida da UEM.
"Não basta viajar. Deve-se explicar o porquê da viagem. Que resultados práticos ganharemos com isso? Que relevâmcia tem um quadro viajar para o Japão, em detrimento da Tanzania, país com quem partilhamos o mesmo lago (Niassa), com os mesmos problemas? É preciso justificar as razões pelas quais declina realizar trabalhos de investigação que possam ajudar os camponeses de Cuamba a melhorar a produção agrícola e no lugar disso viajar para a Inglaterra", disse.
Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII
Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!
Sem comentários:
Enviar um comentário