"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 27 de outubro de 2007

Comunicação deve concentrar-se em matérias de interesse público – diz Presidente Armando Guebuza, no quinto aniversário da STV

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que o PR afirmou que comunicação social deve continuar a concentrar-se nas matérias de interesse público, contribuindo deste modo para que todos os cidadãos gozem, plenamente, dos seus direitos (de informação) consagrados na Constituição. Estas constituem as palavras do Presidente da República, Armando Guebuza, a propósito do quinto aniversário da estação televisiva nacional, a STV – do grupo SOICO – que se assinalou quinta-feira.

"Se por um lado, a comunicação social tem direitos salvaguardados constitucionalmente, por outro, ela tem deveres e obrigações", refere o Chefe do Estado. No seu pronunciamento Armando Guebuza saudou o facto de estar a crescer a consciência, no seio dos órgãos de comunicação social, sobre a necessidade de a concorrência, que em última análise induz a melhoria da qualidade do que se produz, ter que continuar a desenvolver-se num quadro que tenha Moçambique e os moçambicanos e a sua agenda de desenvolvimento como seu ponto de partida e de chegada.


"A nova Constituição de Moçambique aprofunda e alarga as liberdades de expressão e de informação. Olhando para o nosso universo da comunicação social, notamos um crescimento quer em termos de número de órgãos quer em termos de profissionais, quer ainda em termos de qualidade e diversidade do que se produz para consumo público", considera Armando Guebuza.

Acrescentou que em resposta ao postulado na lei-mãe e ao crescimento salutar que se regista na área da comunicação social, o Governo tem estado empenhado em consultas para adequar a legislação que regula esta área à nova realidade. "Para este trabalho temos contado com a colaboração dos profissionais de comunicação social, do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e do MISA – Moçambique, colaboração que louvamos e encorajamos", disse o Chefe do Estado.

Referindo-se à STV, o Presidente da República afirmou que "o acesso a mais variada gama de programas de diferentes faixas etárias e culturas tem sido motivo de debate e de produções de índole científica e académica". Trata-se de debates que, segundo o Presidente da República, se encontram em fase embrionária, mas que valeria a pena por eles enveredar-se, com maior vigor ainda. Esta tarefa, deixou com os profissionais da comunicação social e com os académicos que, nas suas palavras, estão em melhores condições de escalpilizá-los.

O Chefe do Estado reiterou, na ocasião, a prontidão do Governo de ver reforçada a parceria com a Imprensa nos debates no quadro da luta que se está a travar contra a pobreza e contra os obstáculos ao desenvolvimento. Ainda no quadro do compromisso do Governo com as suas obrigações constitucionais, Guebuza referiu-se ao facto de se realizarem seminários de capacitação dos membros dos governos locais à escala nacional. "Estes encontros são uma das muitas manifestações do do nosso compromisso com a liberdade de imprensa e expressam a vontade de continuarmos a cultivar um relacionamento que facilite o trabalho da imprensa para fazer a sua parte na agenda nacional de luta contra a pobreza". A STV é um dos três órgãos de comunicações do grupo SOICO. Os outros dois são a rádio S-FM e o jornal "o País".

Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry