"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 27 de outubro de 2007

Daviz Simango prescinde da oferta da Câmara do Porto


Eles pensam que nós estamos muito atrasados, então não faz sentido receber um camião daqueles, os camiões que nós temos são mais modernos, são os mesmos que estão a ser usados em quase toda parte do Mundo, incluindo na própria Europa

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, disse esta semana ao nosso jornal que a edilidade vai prescindir da oferta da Câmara do Porto (Portugal), e que dentro em breve poderá transmitir essa decisão ao seu homólogo Portuense, Rui Rio, do Partido Social Democrático (PSD).
Refira-se que a Câmara do Porto aprovou recentemente a oferta à sua congénere da Beira, Moçambique, de um camião de recolha de lixo com 25 anos de actividade. O executivo camarário do Porto enquadra a oferta no protocolo de geminação entre aquela autarquia portuguesa e da Beira, estabelecido em 1989, e na bolsa de cooperação aprovada em 2005 para a "promoção de iniciativas específicas na área da ajuda pública ao desenvolvimento e da Lusofonia".
Os serviços da Câmara do Porto justificaram a dispensa do camião, um Mercedes 1613, com o facto de "não possuir valor comercial", apresentar um "estado de conservação que não confere a sua utilização na recolha de lixo pela cidade" e de o desempenho do motor ser "desajustado para vencer as solicitações que o tipo de recolha requer". Como se não bastasse, o camião apresenta volante do lado esquerdo e nada constava sobre eventuais trabalhos de mudança do volante do camião da esquerda para a direita, respeitando a localização mais adequada às regras de trânsito vigentes em Moçambique.
A oferta da Câmara do Porto à sua congénere da Beira inclui 150 casacos de fatos de trabalho, três computadores, livros e equipamento escolar.
Sobre a oferta dos 150 casacos de fatos de trabalho, sabe-se que a Câmara Municipal do Porto teria justificado por se apresentarem desajustados relativamente aos usados pelos colaboradores das oficinas, não tendo também qualquer valor comercial. Os três computadores, todos Pentium-III, sistema operativo Windows 2000, leitor de CD e oito gigabites de memória em disco, seriam acompanhados de uma impressora, um sofá e quatro ficheiros metálicos.
A Câmara do Porto pretende também oferecer livros, em número não especificado, para a criação na Beira da "Sala de Leitura Cidade do Porto". A oferta incluia ainda diverso equipamento escolar, nomeadamente quatro mesas de escola, oito cadeiras, nove bancos, um quadro e um armário.
Sobre esses bens, o Presidente do Conselho Municipal da Beira não se pronunciou.
Entretanto, quanto ao camião, o Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, disse que não é por sermos subdesenvolvidos que temos de aceitar toda oferta, como por exemplo este meio que se encontra desajustado à nova conjuntura. "Eles pensam que nós estamos muito atrasados, então não faz sentido receber um camião daqueles, os camiões que nós temos são mais modernos, são os mesmos que estão a ser usados em quase toda parte do
Mundo, incluindo na própria Europa" – reagiu Daviz Simango à oferta da Câmara Municipa do Porto.
Alguns países da Europa tem sido acusados por tentarem transformar a África num local onde possam depositar o seu lixo. Daviz Simango falou ao nosso jornal a margem da cerimónia de assinatura do acordo de gemelagem com a Câmara Municipal de Alcobaça, também de Portugal. Com Portugal, a Cidade da Beira possui agora seis acordos do género, nomeadamente com o Porto, Espinho, Coimbra, Arganil, Seycheles e Alcobaça. Questionado sobre os ganhos que o Município tira desses acordos, Daviz Simango explicou que é mais uma questão de amizade e troca de experiência, além de bolsas sobretudo nas áreas em que eles estão mais
avançados, como por exemplo recolha de resíduos sólidos, saneamento e colecta de receitas municipais.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, do Partido Social (PS) elogiou
bastante o seu homolgo beirense, tendo criticado algum sector português que pretende estabelecer relações com Moçambique para promover o neocolonalismo. Sapinho desejou à Daviz Simango maior coragem e que nunca deve perder o património que herdou, que procure sempre materializar as suas ambições, incluindo políticas.
Fonte: O AUTARCA

PS: Penso que a posicao do Edil da Beira foi correcta. Mocambique deve deixar de ser lixaira de carros portugueses ou de qualquer outro pai's. Nao e' a primeira vez que a Republica Portuguesa nos envia 'nados mortos' so' desta vez devia caber aos dirigentes que desempemham cabalmente as suas funcoes para ver que esta oferta nao e' genuina. Ha' exemplos vivos sobre os carros que foram ofertos ao ministerio do Cunhado do Presidente e se calhar um deles foi aquele que explodiu carregado de obuses na saida de Mavalane e alguma oferta que estao dando aos Municipios de Maputo e da Matola. Uma falta de respeito aos pobres!

M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry