"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Empresas investiram 200 milhões de dólares no sector mineiro em Moçambique

O MIRADOURO pode revelar que duzentos e três milhões de dólares foram investidos no sector mineiro de Moçambique entre o início de 2006 e o primeiro semestre de 2007, afirmou a directora nacional de Minas, Fátima Momade, citada sábado pelo jornal Mediafax.

O investimento foi realizado por 50 empresas que solicitaram áreas para prospectar e explorar minerais tendo, além disso, sido concedidas 20 concessões a particulares.

Mas 60 por cento do total investido surgiu de uma única empresa, a irlandesa Kenmare Resources, que está a explorar titânio no projecto de areias pesadas de Moma, na província de Nampula, que se prevê arranque esta semana.

Momade, que falava a jornalistas após um encontro da ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, com os operadores mineiros, adiantou pretender aumentar para o dobro os novos investimentos mineiros facilitando a concessão de licenças de exploração.

"Esperamos aumentar para 410 milhões de dólares os novos investimentos no decurso dos próximos cinco anos e desejamos a ocorrência de grandes investimentos em explorações de ouro, carvão, cobre e areias pesadas", disse a directora nacional de Minas.

O processo mais facilitado de atribuição de concessões visa fazer com que pelo menos 20 mil postos de trabalho sejam criados no sector mineiro a fim de absorver alguns dos 72 mil moçambicanos que laboram nas minas da África do Sul.

"O sector tem potencialidade mas continua pouco desenvolvido", disse Fátima Momade, para acrescentar ser objectivo do executivo favorecer o crescimento do sector e criar mais empregos. ()

Fonte: Macauhub/ M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Shape Yahoo! in your own image. Join our Network Research Panel today!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry