"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

África do Sul vence “Mundial” de raguebi

A ÁFRICA do Sul conquistou sábado à noite, no Stade de France, o seu segundo título mundial de raguebi (após 1995), ao vencer a Inglaterra, por 15-6, num jogo sem ensaios e que os Springboks ganharam "à inglesa", fazendo os ex-campeões mundiais provarem do veneno que habitualmente utilizam: defender sem mácula e penalizar, na jugular, todas as faltas adversárias.

O MIRADOUR(O)NLINE pode acreditar que como se esperava, as duas equipas envolveram-se desde o apito inicial, num combate intenso e duro, protagonizado pelas avançadas, e intervalado, aqui e ali, por muitos (demasiados!) pontapés altos, deixando os espectadores com dores no pescoço de tanto tentarem seguir a bola. Aos seis minutos o marcador abriu, quando Mathew Tait não largou a bola após placagem de Steyn... e Percy Montgomery fez 3-0.

Os sul-africanos tinham mais iniciativas, com o n.º 9 Fourie du Preez muito activo, e aos 14 minutos venciam por 6-3. Mas a defesa inglesa foi sempre excelente, como aos 23 minutos, quando bela jogada de Butch James foi parada por Robinson e logo a seguir Pietersen seria travado por Wilkinson. Finalmente aos 26 minutos as linhas atrasadas inglesas chegaram com a bola ao ponta Sackey. E só aos 35 "cheirou" a ensaio, numa jogada incendiada por Steyn e que teria conclusão, com o pack springbok acampado nas imediações da área adversária, com mais uma falta inglesa, para Monty fazer 9-3 ao intervalo.

A Inglaterra reentrou a todo o gás, e aos 42 minutos, Tait deu a Cueto que fez toque de meta. Alain Rolland pediu ajuda ao video-árbitro (o australiano Stuart Dickinson) e longos segundos depois, o ensaio não era concedido, por o ponta inglês ter pisado a linha antes de marcar. Wilkinson ainda reduziu (9-6), mas a África do Sul, em mais duas faltas adversárias, fez 15-6 (Montgomery e Steyn, este de 48 metros!).

Aí os ingleses (fizeram seis substituições contra zero do adversário!) reagiram como campeões do mundo. Mas perante o empolgamento contrário, os sul-africanos cerraram fileiras, continuaram a defender bem (e a roubar touches inglesas, num total de sete!). Aliviando com pontapés longos, fecharam todos os caminhos para a sua área, e com justiça roubaram o título mundial, que até 2011 vai ser sul-africano.

Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry