"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Petróleo “bate” recorde histórico

O MIRADOURO pode revelar que os preços do petróleo encontram-se em alta, depois de ontem, 16 de Outubro, terem atingido novos máximos históricos, tanto em Londres (acima dos 84 dólares) como em Nova Iorque (acima dos 88 dólares), devido às tensões no Médio Oriente, com a incursão iminente de tropas turcas no norte do Iraque.
 

Os investidores estão preocupados com uma possível interrupção da produção de crude no Iraque, que possuiu as terceiras maiores reservas de 'ouro negro' do mundo.

 

Deste modo, na manhã de hoje registou uma ligeira descida, o barril de Brent (petróleo de referência na Europa) para entrega em Novembro era transaccionado no ICE de Londres nos 83,15 dólares, menos 1,01 dólares do que no fecho de terça-feira.

 

À mesma hora, o contrato de Novembro do Light Sweet Crude (petróleo de referência na América do Norte) era negociado no NYMEX de Nova Iorque a perder 20 cêntimos para os 87,41 dólares.

Segundo os analistas, o mercado encontra-se inquieto perante a iminência de uma ofensiva turca no norte do Iraque. O Governo da Turquia pediu ontem ao Parlamento de Ancara uma autorização para a atacar os rebeldes curdos no Iraque, que deve ser dada hoje.

 

A este factor soma-se o receio de que a oferta da matéria-prima será insuficiente para satisfazer a procura no Inverno, isto depois de, na semana passada, a OPEP ter revisto em alta as suas previsões para procura mundial de petróleo para uma média de 31,43 milhões de barris por dia, mais 100 000 barris do que o anteriormente estimado.

 

Estas previsões da OPEP, por outro lado, contradizem os dados avançados na mesma semana pela Agência Internacional de Energia (AIE), que mostraram uma redução das estimativas de crescimento da procura mundial de crude. Mas os investidores optaram por ignorar este último dado.

A OPEP considera que existem especuladores no mercado que estão a fazer subir os preços do petróleo, já que os fundamentais entre a procura e a oferta não justificam a actual escalada dos preços, pelo que já sugeriu que não irá aumentar a produção da matéria-prima no curto-prazo.

 

Os especialistas notam ainda que os investidores estão a aguardar os números semanais sobre as reservas de petróleo nos EUA, que serão divulgados esta tarde pelo Departamento de Energia (DoE) norte-americano. As expectativas são de uma quebra dos 'stocks'.

Fonte: OPai's M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII


__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry