"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Desportivo: campeão dos clubes africanos de basketebol ao bater equipa angolana do 1º de Agosto

Vénia ao Desportivo
NOITE inolvidável, ontem, no pavilhão do Maxaquene! A "catedral" esmerou-se com as suas roupas domingueiras e público excitante do primeiro ao último minuto, a testemunhar o momento mais sublime da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Femininos: o continente a render-se ao encanto das "alvi-negras", coroadas novas rainhas. Numa final verdadeiramente espectacular e na qual pôs em particular evidência a sua determinação, o Desportivo derrotou, de forma categórica o 1º de Agosto, de Angola, pela marca de 64-47 – diferença de 17 pontos que espelha eloquentemente o domínio exercido pelas moçambicanas.


O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que 'a partida não catalogado como provável campeão, até porque havia sido repescado para disputar a fase preliminar, o Desportivo acabou, meritoriamente, por conquistar o título mercê da sua perseverança e um jogo fundamentalmente harmonioso em todos os aspectos, tendo sido determinante a integração das senegalesas Anita Sy e Salimata Diatta, bem como da craque moçambicana Diara Dessai, actualmente a residir em Quelimane, ao lado de humildes e batalhadoras jogadoras como Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Cátia Halar e Nádia Rodrigues. Astutamente, o técnico Nazir Salé construiu uma formação forte e que ao longo da caminhada se foi solidificando.

No jogo de ontem, perante as agora destronadas campeãs africanas, as "alvi-negras" foram de uma primorosidade extraordinária, tanto a defender como a atacar, tendo, inclusive, chegado a beneficiar de uma vantagem de 21 pontos. Com as unidades nucleares do 1º de Agosto completamente anuladas, o que restou ao Desportivo foi construir uma vitória que de permeio conheceu lances de excelente execução técnica, para gáudio dos milhares de espectadores presentes no pavilhão.

Depois do Maxaquene, em 1991, e da Académica, em 2001, Moçambique volta ao reinado da "bola-ao-cesto" feminina, através do Desportivo, que nesta prova não somente conquistou o título como também colocou as suas atletas no galarim, individualmente: Salimata Diatta como melhor jogadora e Anita Sy melhor ressaltadora, para além de ambas terem sido eleitas para a equipa-ideal. Entretanto, com o Desportivo medalha de ouro e 1º de Agosto prata, o bronze foi ganho pelo Ferroviário, na sequência da sua vitória sobre o ISPU por 63-56, na partida de consolação.

(Alexandre Zandamela)

Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry