"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 27 de outubro de 2007

África já não tem espaço para ditadores - afirma Joaquim Chissano

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que o antigo presidente moçambicano afirmou, quarta-feira, durante o Sétimo Fórum para Boa Governação em África, que o nosso continente não é mais um lugar para ditaduras militares, monopartidarismo ou presidências vitalícias. Joaquim Chissano que discursava em Ouagadougou, capital de Burkina Faso, considerou que ele pessoalmente é a prova viva desta forma emergente de política governativa no continente.

"A arena política africana mudou profundamente em direcção a uma maior ordem constitucional, estabilidade política e democratização. Os Estados africanos têm renunciado drasticamente à cultura de ditaduras militares, monopartidarismo e as presidências vitalícias", afirmou Joaquim Chissano.

Ironicamente, Chissano proferiu este comentário num país, onde o Presidente, Blaíse Campaoré, ocupa a presidência da república há 20 anos, conquistada na sequência de um golpe de Estado militar que levou à morte do antigo presidente, Thomas Sankarah. No entanto, Campaoré, que abriu a presente sessão do Fórum, não se encontrava na sala do encontro quando o antigo presidente moçambicano proferiu o seu discurso.

Joaquim Chissano, recentemente galardoado com o Prémio Mo Ibrahim pelo "Sucesso na Liderança em África", preside actualmente, a este Fórum, que tem como principal missão intervir em questões relacionadas com a política governativa do continente. "A democracia multipartidária é uma prática comum nos últimos anos, muitos países através das suas constituições têm, de forma sistemática, limitado o número de mandatos presidenciais", reconheceu Joaquim Chissano, no seu discurso, segundo referiu ontem a Agência de Informação de Moçambique.

Ps: Alto ai' Sr. Chissano. O senhor nunca teve esse sonho de sair do poder apos uns bons 18 anos como PR mais os the PM e os do MNE. Pergunte-se ou pergunte os seus detractores dentro da grande familia da Frelimo que o dirao que o senhor foi empurrado a menos que quizesse uma sumic;co 'a samoriana. De nada vale hoje andar ai' a propagar essa ideia porque se sabe, pelo menos, aqui em Mozambique que o senhor faz isso para amealhar com as suas consultorias. Cale-se, por favor, e deixe de fazer sombra ao Guebuza.

Fonte: AIM/ M I R A D O U R (O)NLINE - CANAL NOTICIOSO - MOÇAMBIQUE - MMVII






__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry