"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Nasce hotel “Casa do Capitão” em Inhambane

O MIRADOUR(O)NLINE pode informar que de ruína a hotel, a "Casa do Capitão" na marginal de Inhambane, vai finalmente conhecer melhores dias num arrojado projecto turístico que engloba áreas de alojamento e restauração, piscina e uma pequena marina para atracação de iates e barcos de recreio.
O projecto vai arrancar já no mês de Novembro e, segundo os investidores, representa uma injecção de cinco milhões de dólares americanos numa das áreas mais emblemáticas da cidade de Inhambane. A "Casa do Capitão", erigida no extremo oposto ao porto da cidade, está em avançado estado de degradação devido à acção das marés e à falta de manutenção.
A iniciativa da Sodintur Lda., uma empresa de capitais moçambicanos e sul-africanos, propõe-se restaurar a "Casa do Capitão" na sua traça original, para além de construir um hotel com 25 quartos: 13 simples e seis apartamentos T2 para funcionarem em regime de "time-sharing". A área tem 5800 m2 e a zona actual da ruína será transformada em restaurante, bar e sorveteria. Com o lançamento de aterros no espaço junto à actual muralha, far-se-á uma piscina de 25 metros e uma marina que permite a atracação em simultâneo de três iates de médio porte.
O hotel ocupará uma área desenvolvida longitudinalmente na avenida marginal, pretendendo-se com a colocação de várias toneladas de areia branca, "criar" uma nova praia que beneficie os utentes do complexo turístico, independentemente da altura das marés.
O movimento de areias será protegido pelo espaço em betão criado com a construção da piscina e da área de lazer, perpendicular à muralha..
O escritório do arquitecto José Forjaz concebeu o projecto de forma a minimizar o acesso dos habituais utentes da marginal das vistas para a baía. Assim, os quartos serão feitos num piso elevado, sendo o espaço térreo reservado a garagens abertas para estacionamento de viaturas.
A empreitada de construção civil foi entregue aos moçambicanos da Prumo Lda. . A Sodintur, Lda tem a mesma estrutura accionista da Agrifocus, uma empresa de comercialização de pesticidas e fertilizantes virada essencialmente para a área da agricultura e saúde pública.
Na fase de exploração hoteleira, o complexo será entregue ao Grupo "Three Cities" da África do Sul onde já exploram grandes unidades hoteleiras em Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.
Segundo apurou o SAVANA, o grupo Agrifocus bateu "em cima da meta" um projecto de investimento liderado por um político português que adquiriu recentemente uma unidade hoteleira na praia no Tofo. O "Hotel Casa do Capitão", assim se vai chamar o empreendimento, vai também desenvolver um "beach club" na Praia da Barra, uma propriedade a 30 quilómetros da cidade, a ser utilizada pelos utentes do hotel de Inhambane.
Fonte: SAVANA/ M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII


__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry