"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 21 de outubro de 2007

O líder rebel de Congo nega perdas

O MIRADOUR(O)NLINE pode revelar que na República democrática de Congo o líder rebelde Laurent Nkunda descreveu como exagerada uma reivindicação do Governo que cerca de 1.000 de seus homens foram caputurados.

O Gen Nkunda disse a BBC a maioria dos lutadores rebeldes que se renderam fizeram assim após acordo com o governo. Os correspondentes falam de uma crise humanitária worsening depois das semanas de combates na região oriental de Kivu. A equipe de funcionários médica em Kichanga, stronghold do Gen Nkunda, diz que as autoridades estão obstruindo fontes médicas.

O presidente Joseph Kabila exijiu que o Gen Nkunda reintegrate todas suas forças no exército nacional. O Gen Nkunda ignorou o fim do prazo de segunda-feira para começar a desarmar suas tropas. O fim do prazo foi estendido a uma data não especificada, e as tropas do governo avançaram em Kichanga na semana passada. No hospital em Kichanga, um doutor e 12 enfermeiras estão trabalhando em circunstâncias precάrias enquanto trata aproximadamente 150 pacientes, algum com as feridas por armas de fogo, e algumas crianças malnutridas, Karen Allen da BBC relata da cidade. A equipe de funcionários do hospital disse a nosso correspondente as autoridades na capital provincial, Goma, impedia apoio médico e que acusam o hospital de abrigar rebeldes.


As estimativas das NU cerca de 6.000 rebeldes Hutu do Rwanda - conhecidos como as Forças Democráticas para o Liberatação de Rwanda (FDLR) - operam no leste. O Gen Nkunda tinha previamente acusado o exército de Congolese de trabalhar com a outra milícia local e o FDLR para atacá-lo - uma accusacao que o governo nega. Na quarta-feira, o governo anunciou um plano para começar a desarmar os rebeldes Hutu. Mais de 370.000 pessoas foram deslocados pela luta no oriente da RD Congo desde que o começo do ano em uma crise humanitária crescente.

Fonte: BBC/ M I R A D O U R (O)NLINE - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

_________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry