"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 13 de outubro de 2007

Morosidade caracteriza recenseamento na Beira


MOROSIDADE no atendimento e enchentes têm vindo a caracterizar o III Recensemanto Geral de raíz a nível da cidade da Beira, tendo já sido registados mais de cinco mil dos 350 mil potenciais eleitores previsto no processo que decorre desde do  passado 24 de Setembro e com o término aprazado para 22 de Novembro próximo. Dados oficiais referem que até agora sete dos 55 postos de diferentes bairros da urbe continuam inoperecionais, devido à avaria registada nos  respectivos equipamentos informáticos.

 

Numa ronda efectuada  pela nossa Delegação da Beira, constatou-se que os citadinos da capital provincial de Sofala têm afluido em massa aos postos de recenseamento criados para o efeito, principalmente na zona suburbana, como são os casos dos bairros da Manga e Munhava.

Em contrapartida, os brigadistas efectos aos respectivos postos mostram, na sua maioria, algumas dificuldades no manejeamento do equipamento informático,  provocando, assim morosidade no processo e provocando longas filas. Com efeito, alguns eleitores têm abandonado os locais de registo, o que está, de algum modo, a influenciar negativamente nas cifras previstas.

No posto da Escola Primária Maguiguane, localizado na zona da Manga, por exemplo, a nossa Reportagem conversou com José Conde, fiscal da Frelimo, que confirmou que desde o primeiro dia, as pessoas com idade eleitoral têm acorrido em massa, só que os brigadistas não têm conseguido dar resposta à demanda.

Em todo o caso, reconheceu que o processo está a decorrer sem problemas que mereçam algum realce.

O mesmo está a acontecer no posto da Escola Secundária da Manga. Com efeito, José António, um dos eleitores que aceitou falar à nossa Reportagem,  disse que estava há mais de quatro horas a espera que fosse registado. Afirmou que muitas pessoas teriam já abandonado a fila por  supostamente haver muita lentidão por parte dos brigadistas.

Situação similar encontrámos nas Escolas Primárias Amilcar Cabral da Munhava e Completa da Ponte-Gêa onde, igualmente, alguns citadinos reclamavam pela morosidade do processo.

Por seu turno, José Sutho, chefe do sector de Organização e Operações junto do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral(STAE) na Beira, reconheceu o facto, tendo encorajado as pessoas  para continuarem a aderir ao processo. Sublinhou  que tal  acontece porque a tecnologia usada neste censo ainda não é muito familiar, mas mostrou- se esperançado na melhoria e no consequente cumprimento das metas previamente desenhadas.

A cidade da Beira prevê registar 350 mil eleitores, enquanto que na província de Sofala planificou- se abranger mais de 850 mil pessoas, com as autoridades a garantirem que o programa será cumprido em tempo útil.

Num outro desenvolvimento, Sutho revelou que das 55 brigadas criadas na cidade da Beira, sete continuam inoperacionais porque os seus respectivos computadores estão avariados. Disse haver, no entanto, esforços para a sua recuperação, mas reiterou que ainda não há razões para alarme.      

EDUARDO SIXPENCE
 Fonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

 

Ps. Esta do 'software' e atrasos sistematicos teima ser a obcessao dos governantes do processo eleitoral. Mas por que razao e' assim?



Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry