'Combatente da Liberdade'
Correspondentes dizem que a morte a tiro de cantor de 43 anos de idade chocou os sul-africanos, que estão já acostumados a viver com uma das taxas de criminalidade mais altas do mundo". A BBCparaAfrica falou com vários músicos moçambicanos, todos eles manifestamente pesarosos pelo trágico desaparecimento de Dube. "Lucky Dube era o músico sul-africano mais bem sucedido internacionalmente", disse o jazista moçambicano Moreira Chinguiça. John Hassan, um percussionista moçambicano há 20 anos radicado em Capetown, disse ter "sido uma morte desnecessária." A partir de Joanesburgo, o antigo jornalista Dan Moyane, mostrou-se chocado: "É uma tragédia nacional (....). A indústria da música sul-africana está de luto".
Receios de crime
O músico e produtor TK da gravadora TS e um amigo de Dube disse à BBC que o assassinato era tragicamente irónico. "Todo o continente perdeu um artista, um músico, um homem que lutou pela liberdade à sua maneira, no seu direito, que foi morto por uns tipos que queriam roubar o seu carro, parece realmente uma história do Mickey Mouse, " disse.
Combate ao crime
Partidos da oposição e da ala juvenil do ANC, no poder, apelaram ao governo para tomar medidas drásticas contra o crime. Ouvintes que telefonaram para estações de rádio na África do Sul pediram que a equipa sul-africana de raguebui preste homenagem ao músico quando entrar em campo na final do Taça Mundial, contra a Inglaterra, este sábado em Paris.
O Presidente Thabo Mbeki vai assistir à final e prestou já tributo à estrela de reggae antes de embarcar para França: "É na verdade muito triste que isto tenha acontecido a um grande sul-africano, um grande músico, reconhecido mundialmente". "Devemos continuar a agir em conjunto como um povo que combate esta terrível onda de crime que tem tirado a vida a demasiados sul-africanos", disse Mbeki.
Mpho Lakaje da BBC em Joanesburgo, diz que a polícia continua ainda na persiguição de três homens que se pensa estarem por detrás do ataque que tirou a vida a Lucky Dube.. Os seus albúns Slave, Prisoner e 'Together As One' grangearam-lhe o reconhecimento nacional e depois internacional. Há três anos o seu 'hit' anti-apartheid 'Together as One' de 1989, que apela para a paz e harmonia no mundo, foi uma das canções mais votadas de África do Top 10, pelos ouvintes e leitores da BBC.
Fonte: BBC/ M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII
PS. O Miradouroonline apresenta sentidas condolencias a familia e fans por esta perda irrepara'vel do musico sul-africano. Paz 'a sua alma.__________________________________________________
Do You Yahoo!?
Tired of spam? Yahoo! Mail has the best spam protection around
http://mail.yahoo.com
Sem comentários:
Enviar um comentário