"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Comando Militar Norte: Suspenso chefe de pessoal

O CHEFE de pessoal da área da administração militar no Comando Regional Militar-Norte, das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), na cidade de Nampula, o oficial subalterno Aidão Chitanda, encontra-se suspenso das suas funções por ordens do respectivo comandante, o coronel Messias Niposse, devido a desentendimento relacionados com a alegada recusa de Chitanda de falsificar dados ou documentos daquela instituição, nomeadamente a invenção de militares e funcionários fantasmas, bem como a prática de outras irregularidades graves que lesam o Estado e próprios militares para o benefício da chefia do comando, segundo denúncias feitas à nossa Reportagem.

Chitanda disse ter sido alegadamente injustiçado com a medida, pois nunca lhe havia sido instaurado processo disciplinar, muito menos chamado à atenção, como mandam as regras, sobre a prática de qualquer irregularidade durante o tempo em que esteve a desempenhar aquela função.
"Fui afastado mas não sei das reais causas, com a agravante de que quem me suspende não tem a devida competência. Estou convicto que isso deve-se, sobretudo, ao facto de eu não ter cumprido algumas ordens ilegais dadas pelos meus superiores hierárquicos para falsificar dados, inventando militares e funcionários fantasmas para se poder beneficiar de valores" – disse Chitanda.
Acrescentou que o cometimento de várias irregularidades, particularmente a falsificação de dados, é uma prática que vem acontecendo desde há muito, beneficiando um grupo de pessoas. As irregularidades são cometidas nos sectores de Logística e Finanças e a tendência é de não parar se não forem tomadas medidas drásticas.
Chitanda disse também que sempre contestou estas práticas anómalas e que dentro do quartel existem colegas que ainda não se beneficiam das suas diferenças resultantes do aumento de salário nas FADM, embora as estruturas centrais do ministério de tutela tenham já enviado o dinheiro para aquele efeito.
Entretanto, tentativas de ouvir o comandante do quartel, Messias Niposse, durante uma semana, resultaram num fracasso porque se recuosu a falar ao "Notícias". 
 Fonte: NOTÍCIAS  M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry