"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Brown prepara anúncio de retirada do Iraque

As diferenças assumidas na liderança do Reino Unido, com a passagem de testemunho de Tony Blair para Gordon Brown, relativamente à presença militar no Iraque, poderão conhecer novos desenvolvimentos muito em breve. De acordo com o jornal britânico "The Independent", Gordon Brown está a preparar o anúncio de uma retirada "substancial" do efectivo militar do Reino Unido no Iraque.

A revelação - que carece, naturalmente, de confirmação oficial, mas que o "The Independent" sustenta em vários documentos oficiais a que teve acesso onde são traçados cenários possíveis para o Governo de Londres - deverá ser feita pelo primeiro- -ministro britânico já no próximo dia 8, dia em que são retomadas as sessões parlamentares nos Comuns.

O anúncio da retirada de cerca de metade dos 5500 soldados britânicos , segundo um membro do Governo disse ao referido jornal, traduzirá uma nova estratégia diplomática para o Iraque, menos alinhada com as posições dos Estados Unidos da América (EUA).

Gordon Brown deverá confirmar a entrega às autoridades iraquianas do controlo de Bassorá, a última província do Iraque nas mãos dos britânicos, e enunciar um calendário faseado de retirada para 2008. Segundo a mesma fonte, entre 2000 e 3000 militares britânicos deverão permanecer em território iraquiano, cumprindo uma missão de "supervisão", mas preparados para intervir em caso de emergência, a pedido das autoridades locais ou dos EUA.

Blair "preocupadíssimo"

Em 2008, está garantido, Gordon Brown também poderá ser notícia com a publicação de um livro de memórias de Cherie Blair, a mulher de Tony Blair. De acordo com a Imprensa britânica, as relações entre Blair e Brown deterioraram-se ao longo dos últimos tempos, face à resistência do anterior primeiro-ministro em abandonar a liderança trabalhista. Sucede, ainda, que Cherie nunca escondeu a sua antipatia por Brown. Daí que, ontem, o "Sunday Telegraph" tenha revelado que Tony Blair está "preocupadíssimo" com a publicação prevista para Outubro de 2008, segundo um amigo do ex-líder trabalhista, agora enviado especial do Quarteto de Paz para o Médio Oriente.
 
 Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS 
 


Looking for a deal? Find great prices on flights and hotels with Yahoo! FareChase.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry