Reina um ambiente de mal-estar no Banco de Moçambique, tendo como epicentro a `estranha´admissão de Artimisia Gove para os quadros da Instituição que monitora o funcionamento do sistema financeiro em Moçambique. A manifestação de descontentamento é liderada por um grupo de candidatos a algumas vagas abertas no Banco de Moçambique(BM), que alegam que foram `injustiçados´ a favor de Artimisia e outros familiares de figuras ligadas à nomenclatura.
Esta admissão está igualmente a animar apaixonadas conversas nos corredores do Banco emissor. Funcionários da instituição estão indignados pela forma como foi conduzido o processo de preenchimento de 80 vagas abertas pela instituição na sede e delegações provinciais.
Para muitos a admissão da filha do Governador é muito estranha e remete para a velha questão de conflito de interesses, muito recorrente em Moçambique, sobretudo, por elites politicas que usam os seus esquemas e acessos facilitados para beneficio próprio ou dos familiares.
`É verdade que a filha do Governador também tem direito a um emprego. Mas que garantias de isenção ou de rigor houve na selecção desta candidata? Dificilmente nos vão convencer que houve transparência´, comentam.
Artemisia Gove foi admitida para o BM para a posição de `investigadora´. Ao que a nossa Reportagem apurou junto de funcionários do BM próximos do processo de selecção, a filha do governador, Ernesto Gove, teve uma nota considerada baixa no exame escrito, comparativamente com outros candidatos. Ademais, acrescentaram, Artemisia Gove não esteve presente nas entrevistas, fase determinante para a admissão, mas, mesmo assim, foi seleccionada.
Waldemar de Sousa, porta-voz do BM, disse que o processo de admissão de novos quadros do banco seguiu todos parâmetros recomendados legalmente e o tratamento das candidaturas foi igual.
`A admissão da filha do Governador não fere nenhum principio ético, porque tudo o que é norma está escrito e para este caso não tenho conhecimento de qualquer escrito sobre os referidos termos éticos´, acrescentou. |
Fonte: SAVANA/ M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII |
Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you
all the tools to get online.
Sem comentários:
Enviar um comentário