"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 13 de outubro de 2007

De raízes e tubérculos: Valor acrescentado garante segurança alimentar em África


O PROCESSAMENTO de raízes e tubérculos tem garantido a segurança alimentar em muitos países africanos, concluíram cientistas e pesquisadores do International Society for Tropical, roots Crops (ISTRC), que desde a semana passada se encontravam reunidos na cidade de Maputo. Para além de considerarem um suporte para o combate à fome, delegações provenientes de todo o continente elegeram esta prática como melhor forma de conservação desta cultura no período pós-colheita.
ISTRC, organismo internacional que congrega cientistas e pesquisadores na área de raízes e tubérculos, procurava no décimo simpósio trienal, que terminou ontem na capital Moçambicana, Maputo, uma forma sustentável de desenvolver estas culturas, e desembaraçar obstáculos que as afectam.
Mpoko Bokanga, presidente desta organização na sucursal africana, que reconheceu a importância do processamento na segurança alimentar, lançou o apelo no sentido de se dinamizar a produção daquela cultura, aumentando as áreas de cultivo e acima de tudo, melhorar a sua qualidade.
Todos os países incluindo o nosso, que através dos cientistas e pesquisadores adstritos ao Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), exibiram no encontro as suas tecnologias de processamento.
O fabrico de pão através da farinha da mandioca, bolos e sumos de alto valor nutritivo, pela batata-doce de polpa alaranjada, foram os pontos que exibidos pelos nossos compatriotas.
Erasmo Muhate, Ministro da agricultura, explicou que Moçambique prioriza a investigação aplicada, baseada nos sistemas de produção. Reconhecendo a importância de raízes e tubérculos na vida social e económica do país, aquele governante afirmou que encoraja pesquisas participativas e multidisciplinares, tendo em conta a "diferenciação agro-ecológica e sociocultural, as vantagens regionais, e o impacto do valor acrescentado aos produtos agrícolas".
Tal como os do outros países africanos e da Europa, os cientistas Nigerianos também perfilaram e exibiram a sua experiência no processamento de raízes e tubérculos. Este país que é considerado pela Agência das Nações Unidas para Alimentação (FAO), como sendo o maior produtor de mandioca, já pensa em fabricar biocombustível através desta cultura.
A problemática de vírus que ataca este grupo de culturas foi um assunto amplamente debatido, sem no entanto, haver soluções a médio prazo. É que as doenças variam de lugar para lugar, havendo mesmo que resistam a todas formas de tratamento.
O trabalho do controlo biológico do vírus, segundo avançou no local um cientistas inglês, tem sido difícil porque "não é como a peste exótica. Este caso é de África e está há séculos, é preciso muito trabalho", disse deixando antever que o vírus poderá ser estancado a longo prazo.
Os especialistas em raízes e tubérculos rumam às suas proveniências com um desafio de procurar formas de estancar as doenças que atacam esta cultura. Entretanto, enquanto não se ache a saída, os cientistas terão que seleccionar variedades resistentes tais batérias.
Rodrigues Luís
Fonte: NOTÍCIAS/ M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry