"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 6 de outubro de 2007

Presidente da República comenta “Questionário Confidencial” nas FADM

O dever das Forças Armadas é defender a constituição" - Armando Guebuza ao «Canal de Moçambique»
"O dever das Forças Armadas é defender a constituição", disse o chefe de Estado quando o «Canal de Moçambique» lhe perguntou o que teria a dizer sobre o «Questionário Confidencial» com perguntas atentatórias à independência e comprometedoras do respeito pela equidistância que o Exército moçambicano deve manter relativamente a qualquer partido político do país.
Desta forma e finalmente o presidente do partido Frelimo e da República, Armando Emilio Guebuza, que é também por força da Constituição da República o Comandante em Chefe da Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), ainda que de forma evasiva, teceu esses breves comentários sobre a circulação do documento intitulado "Questionário Confidencial" em que as perguntas são claramente contra o espírito de isenção que deve presidir à maneira de estar da entidade castrense do país.
Esta declaração lacónica do presidente da República foi feita na Praça dos Heróis Moçambicanos, também chamado de panteão da nata da Frelimo.

O chefe de Estado Moçambicano emprestou a sua voz e versão ao coro dos intervenientes que o «Canal de Moçambique» tem vindo a ouvir a propósito da existência e circulação do "Questionário Confidencial" com perguntas atentatórias da independência a que se obrigam as Forças Armadas. De salientar que o referido documento começou por ser considerado verdadeiro e em circulação pelo comandante da Casa Militar, o brigadeiro Jorge Gune, a primeira figura a ser consultada pelo «Canal de Moçambique» na tentativa de se certificar da sua autenticidade.
Puxando do argumento vigente da Constituição da Republica, Armando Guebuza, politicamente correcto, disse agora e apenas que "O dever das Forças Armadas é defender a constituição".

Depois da eloquente justificação sobre o «Questionário Confidencial» em resposta ao autor destas linhas, quando convidado a seguir a comentar a alegada existência dos chamados "homens armados da Renamo" – assunto esse que periodicamente e sempre que se avizinham períodos eleitorais volta a ser matéria de recorrência do partido Frelimo na tentativa de provar o seu comprometimento com o Estado de Direito e fazer crer que o partido Renamo é um partido belicista – o presidente da República disse: "Eles são chamados a participar do desenvolvimento e bem-estar de Moçambique".

Quando convidado a comentar a obrigatoriedade do preenchimento do «Questionário Confidencial» pelas FADM, mas sobretudo na «Casa Militar», força ou unidade especial que tem como missão garantir a segurança do chefe do Estado, o presidente Guebuza, com ar tranquilo, exibiu um enorme sorriso que não lhe passava dos lábios e disse: "O dever das Forças Armadas é defender a constituição". Dito isto, a assessora de imprensa da Presidência da República, Marlene Magaia, que a título informativo lembramos que é simultaneamente a "Editora" da revista cor de Rosa «Tvzine» pertencente à TVCabo Moçambique, encerrou a fase aberta a perguntas dos jornalistas.

O chefe de Estado, no entanto, foi convidado e acedeu falar a um outro jornalista do «Canal de Moçambique» (ver outra peça nesta edição).
Ainda sobre o «Questionário Confidencial» recorda-se que o brigadeiro Jorge Gune, chefe-mor da segurança do presidente da República e comandante da Casa Militar, quando ouvido pelo «Canal de Moçambique» para confirmar ou desmentir a autenticidade do documento disse: "desde que comecei a assumir cargos altos, tive sempre que preencher esse tipo de questionários".

Por outro lado, recorda-se ainda que devido ao facto do «Questionário Confidencial» não ter sido guardado por forma a não chegar ao conhecimento da Imprensa, na «Casa Militar» já rolou uma cabeça. Foi demitido o coronel Altino Macadza, chefe da Contra Inteligência na «Casa Militar». Foi-lhe atribuída "única e exclusivamente" a responsabilidade da autoria do "Questionário Confidencial".
(Luís Nhachote)
 Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE  PÚBLICO 

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Fussy? Opinionated? Impossible to please? Perfect. Join Yahoo!'s user panel and lay it on us.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry