"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Greve mantem-se em Muiane, no Gilé na Zambezia

- Mina de pegmatite paralisada [passam] dez dias...
A mina de pegmatite de Muiane, na província de Zambézia, centro de Moçambique, está há dez dias paralisada, devido a uma greve que levou à agressão a um dos directores enquanto outros se refugiaram em Nampula.
Os trabalhadores reclamam o pagamento de indemnizações correspondentes ao período que trabalharam quando a mina ainda era detida pelo Estado moçambicano, noticia o diário distribuído por fax e internet Mediafax, que cita o director provincial do Trabalho na Zambézia, Januário Soca.
Actualmente, a mina de pegmatite de Muiane é detida por um consórcio formado pelas empresas Euroexport, Tan Mining e Drusa, que declinam qualquer responsabilidade relativamente a compromissos assumidos com os trabalhadores antes da privatização da firma. Na sequência dos protestos, um dos directores da companhia foi atacado na sua residência em Muiane, tendo sido amarrado, e outros responsáveis da firma encontram-se agora refugiados na província de Nampula. A polícia não chegou a tempo de evitar a violência, devido ao reduzido efectivo na área, refere ainda o MediaFax.
O director provincial do Trabalho disse que uma equipa da sua instituição está a recolher informações junto dos trabalhadores e dos directores da firma, para ajudar a resolver o diferendo. Januário Soca denunciou o alegado oportunismo de alguns grevistas, que nunca trabalharam na empresa mesmo na altura em que esta era detida pelo Estado, uma vez que tinham contractos com outras entidades que prestavam serviços à mina. "Sabemos que há pessoas que nunca trabalharam para a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (a empresa estatal que geria as minas moçambicanas) e hoje estão a tentar tirar vantagem da situação. A nossa equipa está lá a analisar a situação de cada um dos trabalhadores", enfatizou Soca."
Fonte NOTÍCIAS LUSÓFONAS - 21.02.2008. Imagem retirada aqui: The Dynamic Earth
Nota: Os acontecimentos de Muiane, na Zambézia, levaram a que a titular do pelouro dos Recursos Minerais, o Governador daquela província e um representante dos manifestantes se reunissem esta Quinta-feira aqui na capital Moçambicana. Foi um encontro rodeado de algum secretismo já que a notícia apenas esta sexta-feira chegou a domínio público por via de um comunicado de imprensa - Segundo a BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry