"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Matola elevada a cidade de classe “B”

O Conselho de Ministros aprovou na sessão de ontem a elevação da Matola à categoria de cidade da classe "B", ficando desta feita na categoria das cidades da Beira e de Nampula que eram as únicas até aqui a ostentar tal classificação.
A elevação da Matola de "C" para "B", segundo Luís Covane, porta-voz do Conselho de Ministros, "deve-se ao reconhecimento do crescimento desta urbe, tanto ao nível demográfico assim com infraestrutural".
Covane referiu que a densidade populacional da Matola duplicou nos últimos 10 anos, passando de 8 mil habitantes por quilómetro quadrado (8.000h/Km2), em 1997, para 16.000h/Km2 , em 2007. Enquanto isso, no que concerne a infra-estruturas, Covane afirma que "Matola possui tantas, que chega a superar cidades da Classe "B", como Nampula por exemplo".
Com a elevação de Matola para a classe "B", Moçambique passa a ter 3 cidades desta categoria, nomeadamente Matola, Beira e Nampula, e uma de Classe "A", Maputo. As restantes 19 são da classe "C".
Entre outros projectos e resoluções a 26.ª de Conselho de Ministros, de acordo com o porta-voz, aprovou a resolução que aprova a Estratégia e Plano de Acção de Segurança Alimentar e Nutricional 2008 – 2015, que "visa garantir a todos os cidadãos a todo o momento, o acesso físico e económico aos alimentos necessários, de modo a que tenham uma vida activa e saudável, realizando o seu direito humano à alimentação".
Aprovou-se ainda na sessão de ontem o Plano Nacional de Acção para o avanço da Mulher, que segundo Covane, "passa por dinamizar a participação da mulher em vários sectores da vida social, esforço esse que ainda está aquém do desejado, principalmente nas zonas rurais".

(Borges Nhamirre) 

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE  

 



Pinpoint customers who are looking for what you sell.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry