"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Jornal diário Vertical foi assaltado [ontem] de madrugada

O diário moçambicano Vertical foi assaltado [ontem] de madrugada, tendo os autores da acção levado consigo dois computadores, um dos quais usado na paginação do jornal, disse o editor da publicação, Victor Matsinhe.
Segundo Matsinhe, perdeu-se todo o arquivo das edições deste ano do Vertical, editado e distribuído em Maputo via telefax e correio electrónico.
Além do material informático, os assaltantes levaram também um gravador, mas segundo Victor Matsinhe, "não foram encontrados sinais de arrombamento nas instalações do jornal".
Sobre as eventuais motivações do roubo, Victor Matsinhe afastou a hipótese de se tratar de "intimidação ou perseguição, porque o Vertical não tratou nas últimas edições nenhum assunto que envolvesse uma grande figura ou um caso quente".
"A Polícia de Investigação Criminal está a investigar o caso. Já ouviu o pessoal do jornal, mas não acredito que se trate de intimidação ou perseguição", enfatizou.
O editor do Vertical garantiu que o roubo não vai afectar a produção e distribuição normal do jornal, uma vez que estão a ser tomadas medidas para ultrapassar a situação criada.
O jornal Vertical foi fundado por antigos jornalistas do Metical, extinto em 2001, na sequência do assassínio do seu editor e proprietário, o jornalista Carlos Cardoso.
Segundo a justiça moçambicana, o móbil do assassínio de Cardoso foram as investigações que desenvolvia sobre o maior desfalque bancário em Moçambique, superior a 11 milhões de euros.
Em conexão com o homicídio, seis indivíduos foram condenados cada um a mais de 22 anos de prisão.
O roubo no Vertical é o segundo a um jornal em menos de três meses, depois de em Julho o semanário Magazine Independente ter sofrido um assalto à mão armada, em plena luz do dia, de que resultou o roubo de material informático e o ferimento com gravidade de um guarda.
Fonte:NOTÍCIAS LUSÓFONAS
 



Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry