"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ponte poderá ligar Inhambane e Maxixe

O empreendimento vai custar mais de 50 milhões de dólares norte-americanos, de acordo com informações avançadas, há dias, pelo governador de Inhambane, Francisco Itai Meque, acrescentando que o montante terá comparticipação de alguns empresários chineses e indianos.

Segundo Itai Meque, negociações mais detalhadas sobre a edificação da ponte serão encetadas próximo mês, altura em que uma delegação de homens de negócios e membros dos Governos chinês e indiano vão visitar a província de Inhambane.

A delegação chinesa e indiana visitará Inhambane no prosseguimento de uma deslocação efectuada, em Agosto último, pelo governador Itai Meque àqueles dois países da Ásia com a finalidade de estreitamento das relações de cooperação.

Uma ponte ligando as cidades de Inhambane e da Maxixe poderá ser construída, dentro dos próximos tempos, no âmbito das parcerias existentes entre os governos de Moçambique, Índia e China.

 

Falando há dias, Itai Meque disse que, a ser edificada, a ponte vai contribuir grandemente para a melhoria do nível de vida dos habitantes das duas cidades, que são diariamente obrigados a pagar 25 meticais para a travessia do mar que separa Maxixe de Inhambane.

 "Com a ponte, acreditamos que vamos aliviar o sofrimento da população que todos os dias gasta 25 meticais na travessia", disse o governador, ajuntando que esse valor é muito para quem aufere o salário mínimo.

O empreendimento vai ainda, segundo aquele governante, contribuir para o desenvolvimento do turismo na zona de Inhambane, uma vez que a ligação entre as duas cidades de capital importância passará a ser feita com maior eficácia.

Para além dos custos, a travessia do mar representa um perigo à população, segundo Itai Meque, tendo na ocasião recordado episódios de barcos que são arrastados pela fúria das águas nos dias de mau tempo.

O chefe do Executivo de Inhambane mostrou-se muito confiante quanto à concretização do plano, uma vez que, segundo suas palavras, "há vontade dos nossos parceiros, pelo que acreditamos que vamos conseguir os fundos necessários".

Enquanto isso, decorrem, desde Julho último, as obras de reabilitação das ponte-cais daquelas duas cidades, orçadas em cerca de seis milhões de dólares norte-americanos. 

A distância entre as margens da cidade de Inhambane e as da Maxixe é de cerca de três quilómetros em linha recta, pelo que a perspectivada ponte deverá ter mais ou menos aquele comprimento.  

Fonte: Noticias

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Luggage? GPS? Comic books?
Check out fitting gifts for grads at Yahoo! Search.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry