"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Técnicos moçambicanos irão estudar em Angola


Luanda, Angola, 11 Out - A ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, informou quarta-feira em Luanda que em 2008 seis técnicos moçambicanos irão estudar no Instituto Médio de Petróleos do Sumbe (Kwanza Sul), Angola.

Em declarações à agência noticiosa angolana Angop, a ministra, que efectuou uma visita de quatro dias a Angola, disse que dos contactos que manteve com as autoridades angolanas do Ministério dos Petróleos e da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), "existe uma grande abertura que vai facilitar a cooperação bilateral nesse ramo".

Para além destes aspectos, as duas partes analisaram a possibilidade de Moçambique enviar para Angola alguns estudantes da área de geologia e afins, que virão estagiar no sector dos petróleos, assim como a ida de quadros angolanos àquele país do Oceano Índico.

Estas informações foram prestadas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, depois de Esperança Bias ter participado na 2ª Conferência e Exposição Regional sobre Pesquisa e Produção em Águas Profundas da Zona Marítima da África Ocidental (DOWAC), realizada entre 2 e 6 de Outubro.

"Moçambique ainda não descobriu petróleo, mas pode ser que no futuro aconteça e é bom que nós aprendamos com Angola, um país que tem muita experiência no ramo", acrescentou.

Moçambique encontra-se actualmente na fase de pesquisa e prospecção, produzindo apenas gás que serve para o consumo interno, exportando outra parte para a África do Sul. (macauhub) 
 Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII

 
PS: Espero que nao se repita o tristemente celebre caso da UEM. A bolsa deve servir aos mocambicanos sem olhar na tribo, regiao ou cor da pessoa. Enfim, olhemos para as competencias e ir-se resolvendo, gradualmente, as assimetrias de todo o tipo que o governo do dia nos cansou delas. E' preciso ressalvar tambem que o u'ltimo paragrafo desta noticia fala de produzir para o consumo interno (?) mas o grosso vai para a Africa do Sul de onde a receita ningue'm sabe por onde pa'ra.


Pinpoint customers who are looking for what you sell.

1 comentário:

  1. Para as coisas não serem assim é preciso trabalho dos mais sérios. Mas nessa tribo, nessa cor, nessa religião, há muita gente que impede o trabalho dos mais sérios.

    E a questão de educacão, sobretudo, superior, não é coisa para não levar a sério. Os desiquilíbrios cimentam-se aí.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry