"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Embaixador de Taiwan na Swazilandia acusa

China fornece armas a países vizinhos para sabotar relações bilaterais
Só Moçambique e a África do Sul fazem fronteira com o reino de Mswati III
O embaixador de Taiwan no Reino da Swazilândia, Leonard Chao, acusou o governo da República Popular da China de estar a "fornecer equipamento militar a algumas nações vizinhas e a indivíduos na Swazilândia para sabotagem das relações calorosas entre os dois países." Falando em Mbabane durante uma cerimónia que assinalou o dia nacional de Taiwan, Chao disse que a República Popular da China "não se sentia satisfeita pelo facto do seu país e a Swazilândia desfrutarem de boas relações diplomáticas, estando por isso apostada em destrui-las."
O diplomata taiwanês não especificou quais as nações vizinhas que estarão a colaborarem com a República Popular da China na alegada sabotagem das relações entre Taiwan e o Reino da Swazilândia. Moçambique e a África do Sul são os dois únicos países que fazem fronteira com a África do Sul..
Leonard Chao referiu que o governo de Beijing tem vindo a manter contactos com um membro do parlamento swázi, eleito pelo círculo eleitoral de Manzini, com o intuito de conseguir que a Swazilândia estabeleça relações diplomáticas com China.
A Swazilândia é dos poucos Estados que mantém relações diplomáticas com Taiwan, sendo este país um dos seus principais parceiros económicos. As declarações do embaixador Leonard Chao foram interpretadas por alguns círculos diplomáticos em Maputo como uma indicação de que a China está preocupada com as tentativas que têm vindo a ser feitas nos últimos meses visando o estabelecimento de relações comerciais, e eventualmente diplomáticas, entre Moçambique e Taiwan. Esses círculos precisaram que "determinados membros do executivo moçambicano mostraram-se receptivos a um entendimento entre o nosso país e Taiwan no ramo dos negócios".
Falando na mesma ocasião, o Rei Mswati III afiançou que a Swazilândia continuaria a pressionar a Organização das Nações Unidas para que readmitisse Taiwan como membro de pleno direito desse organismo internacional.

(Redacção / ) 

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE/TIMES OF SWAZILAND / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Moody friends. Drama queens. Your life? Nope! - their life, your story.
Play Sims Stories at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry