MOÇAMBIQUE, através da Baía de Pemba, acaba de candidatar-se ao clube das mais belas baías do mundo, facto ocorrido no sábado passado, no decurso do quarto congresso mundial que reúne as actuais mais belas baías à escala planetária, que teve lugar na Praia do Rosa, município de Imbituba, Estado de Santa Catarina, no Brasil. A Baía de Pemba foi levada a candidatar-se por via da Associação dos Naturais e Amigos de Cabo Delgado, mais conhecida pela sigla "CD em Movimento" que o "Notícias" acompanhou para o evento mundial ao Brasil, tendo à cabeça o general Alberto Chipande e que incluía o Presidente do Conselho Municipal, Agostinho Ntauale.
A apresentação detalhada, através de um "power point", esteve a cargo de um grupo de dois consultores, chefiado por Kwasi A. Agbley, que no fim acolheu dos presentes uma ovação em função dos propósitos subjacentes às potencialidades da Baía de Pemba, bem como da sua conexão com o meio ambiente, visando conseguir estratégias mais efectivas de protecção da saúde da baía, incrementando a consciência, percepção e uso dos recursos naturais, tanto marinhos como terrestres da região.
A apreciação da candidatura de Pemba aconteceu dois dias depois da sua apresentação e, por unanimidade, os mais de 100 delegados ao congresso das mais belas baías do mundo acolheram a iniciativa moçambicana, restando apenas que o presidente do clube, o francês Jérôme Bignon, escale a Baía numa missão de colheita de mais detalhes que abonem a intenção dos proponentes.
Seguir-se-á um processo interno entre os membros do clube, que vai culminar com a declaração ou não de Pemba como uma das mais belas baías do mundo, para o que ainda são necessários mais "lobys" por parte de Moçambique, visando esse objectivo.
O presidente da "CD em Movimento", Alberto Chipande, disse ao nosso Jornal que as portas estão abertas para que o país tenha lugar naquele prestigiado grupo de países com praias belas. Disse ser necessário trabalhar em mais esta frente, mas manifestou o seu optimismo quanto à irreversibilidade da admissão de Pemba.
A fonte, ainda em Santa Catarina, disse ao "Notícias" que antes e imediatamente a seguir à apresentação em plenário da candidatura, apareceram países, individualmente, a apoiar Moçambique, como são os casos do Brasil, através do Prefeito (Presidente do Conselho Municipal) de Imbituba, José Roberto Martins (Beto), região que acolheu o congresso, na Praia do Rosa, a única do Brasil membro do clube e conhecida pela sua forte influência na agremiação.
Por outro lado, a delegação moçambicana no primeiro dia do congresso almoçou com o vice-governador do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan, que simpatizou com a iniciativa do nosso país.
As vantagens de a Baía de Pemba passar a pertencer ao grupo das 25 mais belas baías do mundo abre a possibilidade de vir a ser futuramente declarada património da humanidade pela UNESCO, o que, na opinião da delegação moçambicana, significaria não só ser o país a falar de si, mas também, por via desta agência das Nações Unidas, desfrutar dos beneficios que disso resultarem.
O Senegal, o Vietname, França e Portugal são países cujas delegações manifestaram o seu total apoio à candidatura de Pemba ao clube, mesmo antes do processo purificador que se vai seguir. Alías, Portugal também esteve no Congresso para apresentar a candidatura da Baía de Setúbal, assim como a Colômbia vai tentar a mesma sorte em relação à baía de Cartagena. A República da China, por seu turno, viu aprovada neste congresso a candidatura apresentada há alguns anos da Baía de Qingdao..
PEDRO NACUOFonte: NOTÍCIAS / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII
Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.
Sem comentários:
Enviar um comentário