"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

FARE apoia bancarização do país

O Fundo de Apoio à Reabilitação Económica-FARE, tem disponíveis 34.2 milhões de dólares norte-americanos para investir no processo de expansão da banca para os diversos distritos do país.

O facto foi anunciado por Martinho Fernandes, presidente do FARE, que indicou que muitas instituições financeiras tencionam alargar as suas actividades às zonas rurais, tendo sido já seleccionados mais 10 distritos, das regiões centro e norte do país.

Explicou que o FARE vai apoiar a instalação de agencias bancárias nesses distritos, dependendo dos custos financeiros dos projectos.

Martinho Fernandes referiu ainda que a maioria dos bancos se predispõe a operar em distritos e cidades da zona centro e norte do país, contrariando a tendência até agora comum da banca de se concentrar nos centros económicos de Maputo, Beira e Nampula.

Esta mudança de tendência é, em parte, resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Banco Central visando descentralizar as operações do sector bancário a outros pontos do pais, através da adequação da legislação e esforços para eliminar a ideia de que investir no meio rural constitui um risco.

Actualmente, apenas 28 dos 128 distritos do país estão cobertos pela banca sendo que, nos restantes, a poupança dos rendimentos agrícolas e das economias familiares é feita de forma inadequada e rudimentar, o que não permite que esses rendimentos sejam acrescidos. 
 Fonte: OPais

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry