"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Nhalungo Sénior removido da liderança da Frelimo por seu filho, o Contra-Almirante e Vice-Comandante da Marinha de Guerra P.Nhalungo ser da Renamo


- Uma reflexão para o amanhã

Por ironia de destino, durante a guerra dos 16 anos, muitos de nós tivemos o triste azar de estar deste lado [da Frelimo] ou do outro lado [da Renamo]. O grosso dos jovens dessa geração fez este zig-zag indo parar nos vários pontos deste belo Moçambique. O Vice-comandante da Marinha de Guerra, o Vice-Almirante Pascoal Nhalungo [na imagem o 7˚ da direita 'a esq.] é exemplo nitido desta estória.

Idos do Maputo nos meados dos anos 80, ele e os irmãos, muito novos foram viver com os pais na estratégica localidade de Lioma, na Zambézia. O que acontece é que, em plena efervescência do conflito armado, o Complexo Agro-pecuário de Lioma/Ruace, vulgo, CAPEL, foi tomado pela Renamo. Na circustãncia o jovem Pascoal estava lá e, é precisamente neste momento, que abraçou a causa da oposição até aos AGP de Roma. Recorde-se que a Renamo chegou a controlar 80% do território nacional naquela altura, sendo o resto às expensas das FADM.

De volta do ‘teatro de operações’ ele e outros dois colegas da Renamo entraram em Maputo, vivendo temporariamente na Residencial do Kaya-Kwanga [espero ter escrito bem]. Visitei o Pascoal neste local para rever os tempos lá na zona. Contava-me, amiude, que uma das coisas que lhe irritava bastante, eram as constantes visitas do actual director do Gabinete do Zambeze, professor doutor Sérgio Vieira. Vieira apesar de ter sido demovido do Ministerio da Segurança, ela que queria fazer uso dessas capacidades perante ele e os colegas.

O que mais lhe irritou ainda, nos últimos anos, foi ver seu pai, o velho Nhalungo, em tempos quadro e dirigente integro, testado, experiente e humilde, ser removido das funções de primeiro secretário distrital, porque tinha um filho a militar na Renamo. Isso tudo me levou a reflexao profunda:
  • Porque é que eu não posso ser militante partido diferente do meu familiar?
  • Sou eu obrigado a comungar pontos de vistas políticos do meu pai, minha mãe ou irmã inda que sob mesmo tecto? Não!
  • Agora, porque que a Frelimo força ou coage as pessoas ou famílias a concordar com aquilo que não os interessa?
Enfim, o Vice-Almirante Pascoal Nhalungo vive uma vida interferida pelo partidão dos camaradas. Humilhações atrás de humilhações por ele e não pertencer ao partido certo. O que aborrece, Nhalungo sénior e outros dependets também ficaram a pagar uma factura pesada. Rogo que a Renamo ou outro partido não tenham estas 'transes' da Frel como exemplo para um quadro democrático pleno e de liberdade. É errado, é vergonha, é lisonjeiro à causa por que lutam!
Nota 01: Por falar de liberdade, me lembrei do BIL, Boletim Informativo Liberdade, que e' um canto editorado pela jovem Ivone Soares, onde estas histo'rias deviam ser recolhidas, sistematizadas e divulgadas.
Nota 02: À semelhança do Ferroviario de Maputo de grande defesa internacional JJ que foi perder 2-0 frente ao CELPOZA de Luabo, a localidade de Lioma/Ruace teve uma senhora equipona que mexeu as destemidas equipas de Quelimane. A equipa de CAPEL sempre se sai na melhor frente a EMOCHA, o Desportivo de Mocuba e Desportivo de Quelimane. Quem não recorda de nomes como do Zemin, Banqueiro e o Felizardo? Outros nomes dispontavam no Gurue-sede, como os dos irmõs Mesquitas (actual Director do Porto da Beira e do Corredor, Adelino) e Carrasco (agora em terras lusas).
Nota 03: Quem tem alguma historia do Lioma? Mande para dede_moquivalaka@yahoo.com ou coloque-a no espaco para comenta'rios.

5 comentários:

  1. Avho interessante essa idéia de ir divulgando mais e mais as vivências dos nossos compatriotas. Caso receba histórias interessantes, mande-mas por favor. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Hum, então irei aguardar as histórias e acho muito bom ter-se depoimentos das pessoas. Obrigadíssima desde já. Bjhs

    ResponderEliminar
  3. Obrigado ilustre. E' apenas um desafio. Pode ser que nao haja alguem a dizer nada. Mas sei que ha' muita gente por ai com tanta histo'ria para contar. falando, as vezes, saramos as feridas do passado. SE for num sentido positivo, claro! Por isso, que nao vou admitir historias que nao dizem nada senao trazer ofensa!

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry