"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Cahora Bassa no centro de mais uma controvérsia


Imprensa lusa evidencia contradições do ministro português das Finanças
Portugal tem ou não um "Plano B" para o caso do governo de Moçambique não pagar até Janeiro de 2008 os 700 milhões de Euros pela aquisição da maioria do capital social da HCB ?
O ministro das Finanças de Portugal depois de ter admitido a semana passada ter um "Plano B" para a eventualidade do governo de Moçambique não ser capaz de honrar o comprimisso assinado em Maputo de pagar a última tranche para compra da Hidroeléctrica de Cahora Bassa até Janeiro de 2008, voltou ontem a abordar a questão para esclarecer que a possível privatização de uma parte do capital da Electricidade de Portugal (EDP) é independente do pagamento por parte de Moçambique da verba relativa à HCB.
O ministro português, Teixeira dos Santos, foi citado pelo semanário Expresso na semana passada a dizer que tinha um "Plano B" de venda de 4% das acções da EDP para equilibrar as contas públicas de Portugal caso o governo de Moçambique não pague os 700 milhões de Euros, equivalentes a 950 milhões de USD na altura em que o compromisso foi assinado e a vencer em Janeiro de 2008.
À entrada para a reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (UE), na cidade do Luxemburgo, Teixeira dos Santos afirmou esta semana algo que não cola com o que o semanário Expresso informou na sua publicação online a semana passada atribuindo a responsabilidade das declarações ao titular da pasta das Finanças no governo do secretario-geral do Partido Socialista Português e primeiro-ministro, engenheiro José Sócrates.
O ministro português das Finanças e citamo-lo por transcrição do jornal luso «Correio da Manhã» disse agora que o seu governo tem "um objectivo de obtenção de receitas de privatização para o ano 2007 e, para atingirmos esse objectivo, poderá, de facto, tornar-se necessário ainda este ano a realização de uma operação de privatização, que poderá ser eventualmente a EDP".
Está agora tudo em aberto até Janeiro de 2008 para que então nessa altura se possa aferir até que ponto as declarações atribuídas pelo Expresso a semana passada a Teixeira dos Santos não seriam mesmo a verdade do que move o ministro das Finanças de Portugal. Isto porque certos observadores continuam a insistir que o facto do grupo liderado por Celso Correia ainda não ter pago à SCI de Magid Osman os cerca de 50 milhões de dólares para sair da sociedade do banco BCI-Fomento é sintomático das dificuldades por que o governo de Armando Guebuza está a passar para conseguir sair do imbróglio em que se meteu com anunciada aquisição a Portugal da maioria do capital da Hidroeléctrica do Songo, no rio Zambeze, na província de Tete, que o presidente da República moçambicano já disse ser "nossa" sem dinheiro disponível para honrar o acordo firmado com o governo luso liderado pelo socialista José Sócrates.
Esses mesmos observadores dizem ainda que um consórcio bancário luso-francês é dado como certo como financiador da operação de crédito com que o presidente Guebuza estará a contar para poder sair deste negócio da HCB sem perder a face, e se vier de facto a avançar com a avultada verba (700 milhões/€) que terá de estar entregue aos cofres portugueses até Janeiro próximo, ficará mesmo assim comprometida a atribuição a um moçambicano do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. Dizem esses observadores que se admite como provável que o Administrador-Delegado Executivo possa vir a ser Moçambicano mas nunca o PCA. A ser como eles vaticinam poderá vir a ser um francês.
Seja como for até Janeiro aos moçambicanos resta aguardar com serenidade para finalmente se desvendar o mistério da HCB. Será nessa altura que acabarão as especulações e se saberá finalmente se Cahora Bassa é de facto já nossa ou esse sonho alimentado não acabará frustrado.

(Redacção)

 Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Be a better Heartthrob. Get better relationship answers from someone who knows.
Yahoo! Answers - Check it out.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry