"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Moçambique e África do Sul estudam construção de siderurgia num investimento de mil milhões de dólares


Maputo, Moçambique, 08 Out - Os governos de Moçambique e da África do Sul reuniram-se sábado na África do Sul para discutir o estudo de pré-viabilidade de uma fundição de ferro e aço elaborado e apresentado por uma equipa de consultores num investimento estimado em mil milhões de dólares.

De acordo com o jornal Notícias, de Maputo, uma das razões para a implantação da unidade no território moçambicano é a disponibilidade de gás natural de Pande, um dos pressupostos importantes quer para a produção de ferro quer do aço.

De acordo com o director nacional da Indústria, Sérgio Macamo, há condições para a viabilização do projecto, porque do lado de Moçambique há gás, água e electricidade em quantidades suficientes para uma indústria desta envergadura e do da África do Sul estão garantidos os minérios também em quantidades consideradas satisfatórias.

Conforme o estudo de pré-viabilidade citado pelo director nacional da Indústria, o minério poderá ser transportado a partir de Phalaborowa, na África do Sul, para Moçambique por linha férrea ou mediante uma conduta (minereduto), senão a combinação dos dois mecanismos.

Foi entendimento das duas delegações reunidas na África do Sul que os governos têm um mês para fazer consultas internas, antes da realização de uma nova ronda sobre o projecto.

Sérgio Macamo demonstrou algum optimismo ao afirmar que "se tudo correr bem podemos ter os primeiros lingotes de ferro e aço em princípios de 2011, sobretudo porque os governos dos dois países estão comprometidos com o projecto".

A deslocação da delegação moçambicana à África do Sul, chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, António Fernando, constitui a continuação das negociações havidas entre as partes em Maio, sendo que na altura, uma das recomendações foi a necessidade de se analisar aspectos-chave, antes da sua formalização.

Este projecto tinha sido idealizado em finais da década de 1990, na altura pela Enron, mas que não chegou a avançar devido à falência desta multinacional norte-americana e à queda dos preços de ferro e aço no mercado internacional.

Contas feitas na altura indicavam para a probabilidade de a fundição ter uma capacidade para exportar algo como dois milhões de toneladas de lingotes de ferro e aço/ano, para os mercados europeu, asiático e para os Estados Unidos da América, através do porto de Maputo.  
  Fonte: Macauhub /  M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Moody friends. Drama queens. Your life? Nope! - their life, your story.
Play Sims Stories at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry