"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 23 de julho de 2012

“A FRELIMO foi fundada nos EUA” (*)


 









Canal de Correspondência
por Egídio Vaz, historiador
Maputo (Canalmoz) – O historiador moçambicano, Egídio Vaz, publicou na sua página do facebook um texto muito curioso, onde ironiza a imagem de um Moçambique “cor de rosa” promovida pelo regime no poder em Moçambique e numa das passagens diz que para dar mérito a Eduardo Mondlane, reconhecido como o “arquitecto da Unidade Nacional” aceita que o Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) foi fundado nos EUA, onde vivia Eduardo Mondlane aquando da fundação deste Movimento de Libertação.

O Canalmoz publica na integra o texto do jovem historiador, com a devida vénia:

“Pai, eu te confesso!
Eu sou um frustrado. Tudo o que escrevo aqui resulta da minha íntima frustração, de desespero e tem como objectivo fundamental despertar atenção aos que mais gostaria que estivessem no meu círculo. Tentei, sem sucesso, reconciliar-me contigo pai, recorrendo a alguns dos teus amigos e mais chegados acólitos. Debalde. Eles conhecem a minha vida inteira; têm documentado o meu trajecto, de tal sorte que sempre que os peço reintegração, eles ponderam indefinitivamente. Pai, hoje venho pedir-te perdão por tudo o que escrevi sobre ti, a começar pela Historia de Moçambique.
Eu devo tudo a ti pai; até a minha vida. Tu me educaste; tu me dás de comer; tu me vestes, enfim, só pode ser por minha ingratidão que hoje não reconheço as tuas obras. Mas mais que isso, queria hoje desmentir publicamente algumas coisas que insistentemente andei a escrever:

1. A Frelimo foi fundada nos Estados Unidos da América: pai, muitas vezes disse que a Frelimo foi fundada em Dar-es-Salaam, mesmo que haja documentos concretos que dizem que o pacto e o nome FRELIMO foram concebidos em Accra, onde membros da UDENAMO e MANU estiveram presentes no “All Freedom fighters Conference” e que no dia 02 de Junho de 1962 chegou-se a assinatura do pacto da unidade entre estes dois movimentos. No mesmo ano, o MANU se juntou a FRELIMO já em Tanzania. Apesar de Dar-es-Salaam tenha sido instituído para efeitos oficiais como tendo sido o local da fundação do movimento de libertação, isto só para inscrever Eduardo Mondlane nas páginas douradas da História de Moçambique (e com todo o mérito), eu prefiro, e para que dúvidas não haja mais, dizer que quem fundou a FRELIMO foi Eduardo Mondlane nos Estados Unidos da América. Desculpa pai por todas as mentiras que andei a profanar.

2. Kaulza de Arriaga (comandante da Operação Nó-Górdio) foi derrotado pelos comandos da IV Região Militar da FRELIMO. Pai, durante muito tempo lancei impropérios dizendo que a IV região militar da FRELIMO nunca existiu. Na verdade mentia perdidamente. Hoje quero dizer e reconhecer que afinal, foi ela quem derrotou o Nó-Górdio de Kaulza. Nadaram da Baia de Maputo até a Cabo Delgado para de lá rechaçarem as tropas portuguesas.

3. A vida melhorou muito desde 2004 aos nossos dias: movido pelo meu espírito de frustrado, tenho vindo a dizer sozinho que a pobreza não está a reduzir em Moçambique. Tenho dito sozinho que as políticas adoptadas estão a concentrar a riqueza em determinadas mãos apenas. Os dados do INE, do Ministério da Agricultura, do Banco Mundial, do IESE e de outros órgãos de pesquisa que uso na verdade, não são credíveis, confesso. A vida meu pai, mudou para melhor para todos moçambicanos. Agora podemos ver as melhorias no sistema de transportes; agora já podemos escolher a companhia aérea que queremos para voar para qualquer canto do país; agora podemos subir machimbombo e circular na cidade. Ah! sim, a indústria extractiva está a trazer maravilhas. Obrigado pai por trazer os sete milhões para o Distrito. Só eu não consigo ver as maravilhas do desenvolvimento. Sim, Cahora Bassa é nossa e por esta razão a qualidade da energia melhorou; os preços baixaram e TODOS os distritos têm energia. O povo já produz o suficiente para si e está a vender. A fome está mesmo vencida. SIM, eu tenho feito muita confusão: Na verdade, CRESCIMENTO ECONÓMICO E O MESMO QUE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Só para terminar, queria dizer que todas as coisas mas que estão acontecer são fruto do azar dos meus avos. Por causa deles, há corrupção em Moçambique. São eles que roubam no INSS; foram meus avós que roubaram em Tete, são meus maus espíritos que estão a trazer tumultos em Kateme. Falo em vão da corrupção, da má governação, do saque a fundos públicos, da promiscuidade institucionalizada, enfim, tudo por maldade. Isto não está a acontecer. Por isso, pai, peco desculpas.
Prometo mudar.
Maputo, aos 20 de Julho de 2012 (Egídio Vaz)
(*) Título da responsabilidade do Canalmoz. Com a devida vénia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry