"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 13 de maio de 2008

Factores “Ndau” e “Sena” à boca das eleições?


...um atentado contra a unidade nacional

Se apostassemos numa análise de factores do estudo "Ondas do Chiveve" para ver o que determina a vitória de alguns partidos, alguns deles seriam o factores Ndau, Sena e Nahara. Ora o estatal “notícias” rola, nos dias que passam, uma série em que explora o tema tribo, com estas etiquetagens.
Dois campos de colheita de dados foram previlegiados. A Beira e muito recentemente Nampula, com entrevistas e alguns números na sua base de dados.
Porquê Beira? Porque lá, no entender do notícias, dois grupos estariam numa peleja titãnica para ver o seu ‘homem’, que mais o representa como tribo, no ‘Chiveve’, como edil. Um deles ligado pretensamente ao eng. Simango (actual edil) e o outro de Pereira (quadro sénior da Renamo), portanto, Ndau e Sena respectivamente.
Porquê Nampula? Porque o grosso dos antigos combatentes da Renamo (por sinal Ndaus) querem um Ndau no governo do Munícipio de Nampula, em detrimento dos “Naharas”, tribo predominante na cidade de Nampula e arredores. A análise, se provisória, propalada pelo “noticias” gira à volta do líder da “Perdiz”. O líder quer, o líder não quer! Ou porque ele é Ndau e, por via disso, vai semeando Ndaus por todo o lado, como seus chefes.
Esta não é a leitura que se devia ter sido feita pela nem Frelimo nem por quem for, no meu modesto entender. Senão a Renamo não seria um grande movimento de moçambicanos com ideal e capacidades viradas à bem desta sua Pátria Amada! Senão a Renamo não seria um empecilho à tendência monolítica do dirigismo desta “Pérola do Índico”.
Explorar o factor tribo nestas alturas em que nos aproximamos às eleições não tem razão de ser. É disonesto e perigoso, não só para os que encomendam o estudo "Ondas do Chiveve" e similares, como também o é para a unidade nacional que tanto a Frelimo apregoo. Quem sai a perder neste exploração negativa dos Ndaus, Senas, Naharas e outras tantas tribos nacionais são os moçambicanos, porque os ‘mandantes’ que controlam os mi'dia, sobretudo o estatal “notícia”, querem tirar proveito disso e repousam 'a sombra para terem um 'riso infinito'. Faz favor, olhem para os desafios importantes deste país!

1 comentário:

  1. Hehehehe, Dede! É tempo para estudar este fenómeno e e concluir o que há por de trás de tudo o que se semea agora. Veja donde vem isto e quem escreve do Notícias e da AIM em inglês pela lideranca do Paul Fauvet. A Frelimo sem outros meios de propaganda nem de falar mal do presidente da Renamo, pois agora ele não lhe dá possibilidades para isso, eis que ela busca o método dividir, mesmo que alguns casos sejam uma mentira autêntica.

    Ora, por exemplo, que mentira é essa de chamar Lúcia Xavier Afate de ndau? Onde e como é que o Fauvet a identificou como ndau? Talvez até possa ser, mas isso seria se os pais ou um deles ter sido ndau ou por outra só se a Lúcia veio para Nacala como pequenina. A mim é que nunca me interessou em saber disso sobre a mana Lúcia como a trato. Eu falo macua com ela e não tem nenhum sinal de ela não ser macua como eu. A Lúcia é macua.

    Entretanto, a Lúcia mete muito medo à Frelimo pois ela é uma mulher muito dinâmica e sobretudo que trabalha para a causa da mulher e isso podem dizer as mulheres de Nacala-Porto, que a conhecem como parteira, no Hospital-geral daquela cidade. A Lúcia é uma das responsáveis da vitória da Renamo em Nacala-Porto, daí a Frelimo ficar muito preocupada com ela...

    Espera, a história a ser contada a seguir será a respeito do Município de Nacala e do seu edil Manuel dos Santos. Depois irá-se para Angoche e Ilha de Mocambique...

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry