"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Hospital Distrital da Moamba: “Tudo ao molho e fé em deus” a dois passos da capital do país

"Os utentes que percorrem os serviços de saúde no Posto Administrativo de Ressano Garcia para realizar testes de HIV/Sida deviam ter um espaço condigno e não estarem misturados com outros doentes desde bebés recém-nascidos, crianças, adultos e velhos. Por falta de «GATV – Gabinete de Aconselhamento e Testagem Voluntária» atendemos todos doentes que padecem de doenças como «Malária» e «Tuberculose» num único laboratório" - director do Hospital Distrital do Posto Administrativo de Ressano Garcia, Dilário Numaio.
O Hospital Distrital do Posto Administrativo de Ressano Garcia no Distrito da Moamba na Província de Maputo ainda não dispõem de «GATV – Gabinete de Aconselhamento e Testagem Voluntária» para realizar testes aos utentes que diariamente percorrem aqueles serviços de saúde afim de efectuar análises de HIV – Sida. Contactado pelo «Canal de Moçambique» o director da referida unidade de saúde, Dilário Numaio disse que "testamos diariamente no laboratório do Hospital Distrital do Posto Administrativo de Ressano Garcia 150 a 250 pessoas, mas estamos preocupados porque não temos instalações próprias para efectuar testes aos utentes de HIV/Sida. Estamos a efectuar testes de HIV/Sida como análises de «Malária» e «Tuberculose» no mesmo espaço".
Segundo Dilário Numaio "os doentes acabam por ver os respectivos resultados depois de testados por falta de espaço para a realização de testes no laboratório".
"Não é aconselhável que os doentes saibam dos seus resultados mas por falta de espaço no laboratório temos que trabalhar nestas condições", afiançou Dilário Numaio.
Questionado pelo «Canal de Moçambique» sobre a forma de inverter o actual cenário. Dilário Numaio disse que "já reportamos o actual cenário de trabalho mas até ao momento ainda não mudou nada. Não sabemos como inverter o cenário".
Por outro lado Dilário Numaio disse ao «Canal de Moçambique» que o equipamento naquela unidade de saúde "é uma dor de cabeça". "Não recebemos material suficiente para trabalhar. Temos que requisitar constantemente material e por vezes esse material está fora de prazo devido ao tempo que leva a chegar. Outras vezes não existe".
"Ficamos constrangidos porque não é fácil estar constantemente a requisitar material para trabalhar e a recebê-lo em quantidades pequenas", diz Dilário Numaio.
Acrescenta ainda que "atendemos muitos doentes que precisam de ser observados e as vezes o número de luvas é insuficiente".

Outro problema

Outro problema que o Hospital Distrital do Posto administrativo de Ressano Garcia está atravessar é a falta de pessoal de médico, enfermagem e serventuário para atender a demanda de doentes que afluem aos serviços de saúde.
Dilário Numaio disse que "os serviços apenas dispõem de alguns técnicos de enfermagem, e serventes tem que dobrar os turnos por falta de pessoal. Não podemos trabalhar sem técnicos de enfermagem e serventes e é por isso que elas dobram os turnos".
De acordo ainda com Numaio "o hospital está a trabalhar desde Fevereiro deste ano, sem médico. Algumas intervenções que precisam de médico, encaminhamos para o «HCM – Hospital Central de Maputo»".

Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Looking for a deal? Find great prices on flights and hotels with Yahoo! FareChase.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry