"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Governo diz que não pode subsidiar preços dos combustíveis

O ministro das Finanças, Manuel Chang, diz que o Governo moçambicano tem sido forçado a proceder ao reajustamento dos preços dos combustíveis sempre que estes subirem no mercado internacional porque o Estado não tem condições para subsidiá-los.

Para Chang, esta questão dos preços dos combustíveis está fora dos parâmetros, "uma vez que não depende de nós, mas daquilo que é o preço real do petróleo na altura da importação, pelo que a solução tem sido a de fazer o reajustamento".

No mais recente reajustamento, a gasolina baixou de 33.73 para 31.93 meticais mas o gasóleo e o petróleo de iluminação subiram de 27.52 para 29.90 meticais e de 20.25 para 22.00 meticais, respectivamente. O gás natural manteve-se nos 41,66 MT. Esta variação reflectiu a oscilação que se verificou no mercado internacional de combustíveis nos meses de Julho e Agosto últimos.

O ministro das Finanças referiu que uma das formas de minimizar o impacto dessa subida na economia moçambicana seria subsidiar, "mas nós não podemos fazé-lo porque o Governo não tem dinheiro.

Manuel Chang justificou o facto com a circunstância de a maior parte do Orçamento do Estado provir de créditos e donativos. Neste momento, a receita interna tem estado a subir, mas o ministro das Finanças diz que essa subida ainda não está em percentagem suficiente para cobrir aquilo que é a totalidade das despesas do Estado.

"A única via que podia usar para minimizar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis era a via económica, mas não é possível porque não temos condições e se o fizéssemos, estaríamos a criar o mesmo problema, não estaríamos a solucioná-lo".  

Fonte: OPais

 M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Moody friends. Drama queens. Your life? Nope! - their life, your story.
Play Sims Stories at Yahoo! Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry