"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Fundação Bill Gates apoia GAPI no Desenvolvimento rural de Moçambique


* «Clusa» e «Dunavant» são parceiros estratégicos
A GAPI, em parceria com duas organizações americanas - a CLUSA (Liga das Cooperativas dos USA) e a Dunavant (uma multinacional do algodão) – obtiveram da Bill & Melinda Gates Foundation um donativo de USD 8 milhões para implementar um programa de promoção dos rendimentos de cerca de 60 mil familias moçambicanas. Este financiamento deverá ser aplicado num projecto de 5 anos a ser realizado em seis distritos das regiões Norte e Centro do País, tendo como núcleo principal a região de Morrumbala.
A GAPI, que assume o papel de banco de desenvolvimento de Moçambique intervindo com particular enfoque nas zonas rurais e nos agronegócios está particularmente motivada para implementar este programa porque ele contem uma visão de desenvolvimento integrado assente na promoção de uma cadeia de valor. A estratégia da Gapi, segundo António Souto, é de financiar as cadeias de valor agrícola factor reconhecido por várias organizações internacionais – inluindo as Nações Unidas - como a forma mais eficaz de introduzir o dinamismo da economia de mercado nas zonas rurais.
Refere o PCA do GAPI que esta é a primeira vez que a Fundação Gates financia um projecto assente no conceito de cadeia de valor agrícola. A multimilionária Fundação Gates ficou convencida da validade da iniciativa devido à seriedade dos seus promotores – Clusa, Dunavant e Gapi - assim como da qualidade do conceito e projecto apresentado, afirma a fonte.
Diz ainda o Dr. António Souto que a Gapi conta agora com uma nova estrutura de accionistas, que além do Tesouro Nacional (30%) inclui um grupo de investidores privados chefiados por Luís Bernardo Honwana, bem como a Cruz Vermelha de Moçambique e a FDC de Graça Machel.
Esta parceria público-privada moçambicana apostou na Gapi para a constituição de uma Agência Nacional de Desenvolvimento habilitada a conceber e implementar programas de desenvolvimento rurais.
 Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE  / M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry