"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Lina Magaia subcontratada para fazer trabalho de entrevistas a membros da Renamo!

...que mais detesta fazer. Mas diante das 'verdinhas', pode fazer tudo.

...Era-me trazido por um meu primo, Sérgio Magaia, filho de um Ndlavela como o meu avó pai do meu pai, que descobri ali na Manhiça. Perguntei a este:
- Onde o encontraste? Como te apareceu?
- Anda por cá há uns dias. Não é a primeira vez que faz “xitoco” na tua machamba. Foi pago nos outros dias pelo senhor Eduardo (o encarregado dos trabalhos quando não estou).
Volte a dirigir-me ao homem
- A língua que você fala que língua é? É Ndau? Onde estão os seus documentos?
- Eu falo bitonga. Não tenho nenhum documento.
- Então não tem nenhum documento? Desde quando não tem documento?
- Há muito tempo. Perdi-os no mato.
- No mato? Onde está a sua esposa? A sua família?
- Está lá em Jangamo.
Olhei para os seus olhos e atirei:
- Você lutou na RENAMO?
Olhou para baixo e respondeu de cabeça baixa pela primeira vez durante a nossa conversa (A sua língua parece presa. Decidi que é assim porque há muito não fala):
- Sim.
- Você foi soldado da RENAMO?
Nos mesmos termos respondeu: sim! (Lina Magaia, Noticias-21.05.2008).

Já não percebo a idolatragem da senhora Lina Magaia, ao acusar disto e daquilo as pessoas que, por uma razão ou outra, se associaram ao conflito armado; ou seja, guerra cívil em Moçambique e estiveram do 'outro lado da moeda'. As descrições que a Senhora Magaia faz dos militantes e simpatizantes da Renamo são próprios de um “apartheid interno” que teima resistir na sua mentalidade. Para já a própria senhora Lina Magaia é uma fora de lei. Não se faça de ‘advogada do diabo’ neste caso vertente.

A Dona Magaia, não ouve dizer, algumas das caracteristicas que pinta no papel com sua pluma. A senhora é das fumadoras mais destacadas deste país, facto que lhe deu na massada de até advogar, em plena sala de parlamento, o uso legal da ‘suruma’, muito depois da guerra dos 16 anos ter terminado. E sabe dos efeitos do uso de estupafacientes, não é? Ao caracterizar o indivíduo, com perguntas estupidas, procurou dizer “pois é” aqui no sul não é assim, só lá no norte! Pelo menos é o que seu artigo deixa transparecer. Eu que escrevo não sou suleno, mas conheço pessoas do sul em precárias condições devido o conflito armado, simpatizo com elas. Procuro ajudá-las e não ‘tirar lagartos da boca’ para pedir que eles comam.

Também conheço pessoas, e isso a senhora Lina se esqueceu de dizer ‘pois é’, que alguns dignatários do regime que a senhora defende já um dia foram a Manhiça dirigir a sessões de fuzilamentos públicos que hoje, graças a isso são os donos deste país. Lembra-se? Porquê não conta esses episódios para equlibrar a balança. Onde é que a senhora Lina acha que os moçambicanos que fizeram parte directa do conflito armado [seja, do lado errado!] buscam algo ou algum para viver? Acha que o Ministério que tratada dos combatentes pode deixar de só olhar os lutadores da Frelimo e abrir-se aos lutadores por esta democracia que respiramos hoje? Pense antes de insultar e lembre-se que hoje tenho a ousadia de lhe responder, ontem a senhora sempre escreveu ‘pois é’ ninguém diziam nada! A sua palavra foi sempre uma ordem ontem [no passado] e não aberta ao diálogo. Faltou-me dizer, enfim, um adeus e tenha sorte nesse ganho-ganho! Que pague bem Escritora-Jornalista americana bem menos 'a custa do sofrimento dos outros!


6 comentários:

  1. caro dede a uma semana que os membros da renamo quase rebentavam a um jornalista e o meu caro nao acha que isso e noticia,porque sera isso?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, onde que isso foi e como foi isso? Interessa-me saber, para eu escrever no reflectindo!

    Dede, prometo voltar para comentar sobre a postura da Lina Magaia

    ResponderEliminar
  3. meu caro ai vai onde pode ver o que a renamo fez e foi esquecido nesse blog que comecou em alta e virou UMA FORMA DE CAMPANHA, porque nao acredito que voces nao odiam ter acesso a essa informacao se eu que tou fora do pais consegui

    http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/170438/20080515


    http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/170876/20080516

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, obrigado

    Agora peco-lhe que leia o que escrevi sobre isso e comente. Eis: http://comunidademocambicana.blogspot.com/2008/05/liberdade-de-expresso-quem-pertence.html

    Ou basta abrindo o reflectindo e daqui mesmo do Miradouro, no lado esquerdo, está o título: Liberdade de expressão a quem pertence.

    Eu seria grato com a sua contribuicão.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado obrigado ao Reflectindo pelas suas sugestoes construtivas. Conto consigo para acompanhar esta postura anti-renamo da senhora Lina Magaia. Alias, do cunho dela se deixa ver algum sentimento de aversao ao que nao e' do 'grande sul'. Isto eu pessoalmente nao gostei. Sejamos de partido que quizermos, mas nao usemos a confianca de nutrimos dele como tranpolim para lanc,ar areia aos olhos de gente de outras regioes e no fim ganhar dinheiro, por isso! Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Origado sr. Anonimo. Anotei a sua insistencia. Tenho pena que so' posso lhe oferecer o que tenho nas maos. O Anonimo gostaria ver os artigos referentes a Frelimo com certa vizibilidade aqui, nao e'? Tentarei fazer esfor,co nesse sentido. So' queria lhe pedir que nao me ultrajasse em nome de algum mote politico porque aqui nao fac,o campanha alguma. Com todo o respeito ao seu sentimento, posso saber se pertence ou e' membro da Frelimo ou ainda se e' simpatizante/militante? Isso ajudaria na discussao do caso da Sra Lina Magaia.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry