Conferência Euro-Africana sob ameaça
|
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, fez saber que irá boicotar a conferência euro-africana prevista para ter lugar em Lisboa em Dezembro próximo, caso o chefe do regime de Harare participe no evento. A conferência está a ser organizada por Portugal, país que presentemente detém a presidência da União Europeia.
Como condição para participar no encontro de Lisboa, as autoridades britânicas informaram o governo português de que o lugar reservado a Robert Mugabe na conferência fosse ocupado por um representante do regime zimbabweano menos controverso e de posição hierárquica inferior.
Contrariando decisões anteriores da União Europeia em proibir a circulação de Mugabe e acólitos seus no espaço comunitário, as autoridades portuguesas insistem na participação do chefe de fila do regime da ZANU-PF no encontro, sob pena deste vir a ser boicotado por diversos países africanos. Lisboa acredita que a conferência poderá contribuir para uma solução da crise no Zimbabwe, algo que outras instâncias internacionais ainda não conseguiram lograr.
Um porta-voz do governo britânico revelou que na opinião de Brown, "a participação de Mugabe na Conferência de Lisboa iria desviar as atenções de questões-chave como a pobreza, as mudanças climáticas e a saúde."
Segundo Brown, "a proibição de Mugabe circular no espaço da União Europeia foi decretada por uma razão – os abusos por ele cometidos contra o povo do Zimbabwe."
A posição ambígua do governo português ameaça criar cisões no seio da União Europeia. Manifestando o seu apoio ao primeiro-ministro britânico, Louis Michel, comissário da União Europeia para o desenvolvimento, declarou "simpatizar com aqueles que afirmam que Mugabe não deve participar na cimeira," acrescentando que "preferia que Mugabe não estivesse presente em Lisboa."
Fonte: CANAL DE MOÇAMBIQUE / The Times
M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII
Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.
Sem comentários:
Enviar um comentário