A Federação Internacional de Futebol (FIFA) e o comité sul-africano organizador da competição agendaram para 25 de Novembro próximo, na cidade de Durban, o sorteio global do "Mundial", isto é, as qualificações de todos os continentes, tendo como perspectiva encontrar as 31 selecções que se juntarão à África do Sul, apurada automaticamente, na qualidade de anfitriã – totalizando 32 -, para a maior festa futebolística do planeta.
Em África, e de acordo com o "ranking" de Julho passado, os 10 últimos classificados do total dos 53 membros da CAF entram na fase preliminar, com desafios em duas "mãos", nos dias 13 de Outubro e 17 de Novembro deste ano. Os referidos embates são: Djibouti-Somália, Serra Leoa-Guiné-Bissau e Madagáscar-Comores. Face à desistência de S. Tomé e Príncipe e da República Centro-Africana, Suazilândia e Seychelles ganharam a qualificação para a segunda fase.
Os três apurados da etapa preliminar juntar-se-ão às outras 45 formações, incluindo a África do Sul, na fase dois, perfazendo 48 selecções. Estas serão repartidas em 12 grupos de quatro equipas cada, a defrontarem-se no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas. Os vencedores de cada grupo, bem como os oito melhores segundos classificados, transitam para a terceira e derradeira etapa.
Estas 20 selecções formarão cinco grupos de quatro selecções cada, jogando-se no mesmo esquema de todos contra todos em duas voltas. Os primeiros classificados destas séries ganham o direito de disputar o "Mundial" de 2010, no qual África será representado por seis países, tendo em conta a qualificação automática da África do Sul.
Entretanto, caso estejam na terceira fase, os sul-africanos jogarão somente para o apuramento com vista ao CAN do mesmo ano, a realizar-se em Angola. Significa isso que todos os pontos que somarem serão referentes à prova continental.
Fonte: NOTÍCIAS
Be a better Globetrotter. Get better travel answers from someone who knows.
Yahoo! Answers - Check it out.
Sem comentários:
Enviar um comentário