"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 29 de setembro de 2007

Vale do Zambeze e de Nacala: regiões económicas especiais por regulamentar

A REGULAMENTAÇÃO das regiões económicas especiais do Vale do Zambeze e de Nacala poderá acelerar o processo de atracção de investimentos para a exploração do manancial de recursos naturais adormecidos naqueles pontos do país, segundo disse o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia. Entrevistado recentemente pela nossa Reportagem em Quelimane, disse que o Governo está muito preocupado com o desenvolvimento dessas duas regiões de modo particular, por isso tudo fará para que dentro dos próximos três meses esteja concluído o esboço do regulamento que irá propiciar as condições de investimento.
As zonas económicas especiais foram criadas pelo Governo com vista a explorar ao máximo as potencialidades económicas das regiões e criar postos de trabalho, através da implementação de empreendimentos socioeconómicos, faltando apenas a regulamentação da lei que será aplicada aos investidores. Uma das questões de fundo é a isenção de algumas obrigações fiscais por parte de pessoas ou empresários que pretendem investir o seu capital financeiro nessas regiões.
"O desafio do Governo é no sentido de ver as potencialidades em termos de recursos naturais a serem exploradas para o beneficio do país", disse Aiuba Cuereneia, para quem no Vale do Zambeze já existem instrumentos concretos de execução, mas falta concluir algumas questões para o caso de Nacala.
A região do Zambeze, que compreende as províncias de Zambézia, Tete, Manica e Sofala, possui condições agroecológicas muito boas, zonas de turismo de vários tipos de pesca. Aiuba Cuereneia disse que o Gabinete do Plano do Zambeze e o Ministério de Agricultura estão envolvidos num intenso programa para proporcionar às associações de agricultores diverso equipamento de trabalho, o que poderá concorrer, no futuro, para a mecanização do sector e aumentar os níveis de produção e de produtividade, uma vez que nas actuais condições não será possível obter grandes resultados.
Há exemplos de acções muito concretas nos regadios de Nante, no distrito da Maganja da Costa, Mopeia e Morrumbala, onde, para além de tractores, multicultivadores e semente melhorada, foi igualmente distribuído gado bovino para tracção animal. Aquele governante explicou que o mais importante não é só mecanizar a agricultura, mas há um conjunto de condições que estão a ser preparadas para relançar esta actividade.
 Fonte:  NOTÍCIAS 



Need a vacation? Get great deals to amazing places on Yahoo! Travel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry