O CONCURSO para a execução da segunda fase da reabilitação da Estrada Nacional Número Um (EN1) poderá ser lançado nos próximos dias, estando em curso a preparação de documentos para o efeito. De acordo com o Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, falando no encontro com os parceiros de desenvolvimento do sector de estradas, a primeira fase permitiu o melhoramento de vários troços desta importante via considerada espinha dorsal do país, que deverá possibilitar uma ligação rodoviária de Maputo a Pemba.
Num balanço do primeiro semestre deste ano, Zacarias considerou que o plano de estradas neste período foi cumprido em cerca de 90 porcento, no que diz respeito ao melhoramento dos principais eixos rodoviários. De um total de 280 milhões de dólares disponíveis para este ano, foram aplicados até ao momento cem milhões, esperando-se que o remanescente seja aplicado até Dezembro, com a previsão do arranque de mais obras de grande vulto.
Conforme disse, as transformações que estão a ser operadas no sector de estradas e pontes estão a permitir que maior dinamismo seja imprimido, tendo sido recomendada celeridade ao programa de manutenção das vias asfaltadas neste semestre..
Anotou que a indicação que se pode apreender é de que o progresso das obras de reabilitação da EN1 irá permitir que, até finais de 2009, esta via esteja melhor transitável, com padrões que irão permitir circular com segurança.
Fez também saber que, inserido na primeira fase da reabilitação da EN1, foram melhorados os troços Marracuene/3 de Fevereiro, na província do Maputo, Incoluane/Chicumbane, em Gaza, Chissibuca/Massinga, em Inhambane e o troço Muxúnguè/Inchope, na província de Sofala.
"Ainda nesta fase, continuamos a reabilitar os troços Maputo/Marracuene, excluindo as secções Jardim/Benfica, na cidade de Maputo, e Namacurra/rio Ligonha, na Zambézia. Estamos neste momento a preparar os documentos de concurso para o arranque da segunda fase de reabilitação da EN1, que vai contemplar os troços Jardim/Benfica, Xai-Xai/Chissibuca, Massinga/Nhanchengue, enquanto que os troços Chimuara/Namacurra e rio Ligonha/cidade de Nampula ficarão para a terceira fase, ainda dentro deste programa", disse Zacarias, para quem a construção das pontes da Unidade, Lugela, Zambeze, Guijá e da Moamba estarão prontas até 2009, incluindo as da Ilha de Moçambique e de Meluli.
Referiu que na Ilha de Moçambique estão a ser reabilitados cerca de 300 pilares e vigas degradados, tendo terminado as primeiras duas fases, o que permitiu a reabertura do tráfego para viaturas de grande tonelagem, permitindo a entrada de equipamento e material para reparação das estradas no interior da vila.
Debruçando-se sobre as transformações em curso no sector de estradas, Felício Zacarias destacou o aprofundamento do processo de descentralização, tendo considerado que é uma estratégia do Governo para o desenvolvimento do país, através da criação de melhores condições de circulação de pessoas e bens.
"No sector de estradas e pontes, a maior parte dos constrangimentos que fazem atrasar as obras é o somatório de pequenos problemas, cuja resolução só é possível quando quem pode decidir vive perto da obra. Neste contexto, temos que reforçar, com urgência, as nossas estruturas locais, para que elas possam exercer correctamente as suas funções", disse Zacarias.
Fonte: NOTÍCIAS LUSÓFONAS / NOTÍCIAS /CANAL DE MOÇAMBIQUE PÚBLICO /LUSA / Vertical, Media fax / Correio da Manha / Expresso da Tarde /
M I R A D O U R O - ACTUALIDADE NOTICIOSA - MOÇAMBIQUE - MMVII
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